Feira de Santana

Feira de Santana amplia projeto de reaproveitamento de roupas no Dia Mundial do Reuso

Atualmente, a cidade já conta com mais de 20 pontos de coleta espalhados em diferentes bairros, com a meta de alcançar 40 locais, incluindo os distritos.

22/08/2025 06h43
Feira de Santana amplia projeto de reaproveitamento de roupas no Dia Mundial do Reuso
Foto: ACM – Arquivo

Na próxima segunda-feira, 25 de agosto, será celebrado o Dia Mundial do Reuso de Peças de Segunda Mão. Em Feira de Santana, a data reforça a importância de iniciativas como o Projeto Repense Reuse, que incentiva a população a dar novo destino a roupas, calçados e acessórios, evitando o descarte inadequado e promovendo um futuro mais sustentável.

Atualmente, a cidade já conta com mais de 20 pontos de coleta espalhados em diferentes bairros, com a meta de alcançar 40 locais, incluindo os distritos.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, a adesão tem sido positiva e os impactos já são visíveis:

“Em julho foram coletadas 2,3 toneladas de roupas, calçados e acessórios. Esse material, em algum momento, iria parar no aterro sanitário. Com o projeto, deixamos de mandar esse volume para o aterro e ainda conseguimos beneficiar famílias através da doação”, destacou.

Justiniano lembrou que a iniciativa nasceu de uma solicitação apresentada ao prefeito José Ronaldo e rapidamente foi incorporada como política de gestão ambiental.

“As informações que recebemos é que a roupa é o segundo maior poluidor em aterros sanitários, atrás apenas do petróleo. Com esse recolhimento, estamos cuidando do meio ambiente e fortalecendo também a questão social”, afirmou.

A expansão do projeto já está em andamento.

“Hoje temos 22 a 23 pontos de coleta. Vamos chegar a 40 e a ideia é ampliar também para os distritos, começando por Humildes e seguindo para outros que manifestarem interesse”, explicou o secretário.

A gerente de implementação do Repense Reuse, Cláudia Andrade, reforçou que a primeira fase do projeto é voltada à instalação de pontos acessíveis à população.

“Iniciamos com seis pontos e a meta é chegar a 40. Nossos estudos mostram que esse número é suficiente para atender todos os bairros, garantindo acesso à população”, disse.

Ela destacou que a segunda fase será dedicada à triagem do material arrecadado.

“Vamos avaliar o estágio de cada peça, o tempo de vida útil e como ela pode ser reutilizada ou reinserida no mercado, gerando economia circular”, explicou.

Para Cláudia, o impacto vai além da preservação ambiental:

“O setor têxtil é considerado o segundo maior poluidor do mundo, atrás apenas do petróleo. A roupa, quando descartada de forma incorreta, polui muito e se degrada rapidamente. Por isso, nosso objetivo é oferecer ao município e à população um destino correto, transformando esse resíduo em benefícios sociais”, afirmou.

Segundo ela, parte dos recursos captados com a gestão do pós-consumo será destinada a projetos sociais em Feira de Santana, que já estão em análise de viabilidade.

*Com informações do repórter Rafael Marques

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Academia Feirense de Letras anuncia criação da primeira Biblioteca Digital de Feira de Santana

Academia Feirense de Letras anuncia criação da primeira Biblioteca Digital de Feira de Santana

O coquetel de lançamento está marcado para o dia 18 de setembro, data em que Feira de...
Feira de Santana
Vigilância Epidemiológica reforça ações de combate à leptospirose em Feira de Santana

Vigilância Epidemiológica reforça ações de combate à leptospirose em Feira de Santana

Em Feira de Santana, neste ano, já foram notificados 12 casos suspeitos, sendo dois confirmados ...
Feira de Santana
Prefeitura de Feira de Santana cassa autorizações de táxis que não passaram por vistoria anual

Prefeitura de Feira de Santana cassa autorizações de táxis que não passaram por vistoria anual

O procedimento de inspeção é previsto pelo Decreto nº 3.756/1974, que regulamenta o...