Feira de Santana amplia fiscalização e renova frota de limpeza para melhorar serviços públicos
A iniciativa visa aprimorar a coleta de lixo, coibir descartes irregulares e intensificar ações de preservação do meio ambiente.

A Prefeitura de Feira de Santana apresentou nesta quinta-feira (30) a renovação da frota de veículos de limpeza urbana e anunciou o reforço na fiscalização com o uso de câmeras de monitoramento em toda a cidade. A iniciativa visa aprimorar a coleta de lixo, coibir descartes irregulares e intensificar ações de preservação do meio ambiente.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou que a prefeitura já conta com 295 câmeras espalhadas pela cidade, que agora passam a funcionar integradas às do Estado, ampliando o monitoramento em áreas de segurança e limpeza pública.

“Estamos instalando câmeras pela cidade. Não é só na busca da segurança, mas também na preservação do meio ambiente e da limpeza pública. Elas ajudam a detectar pessoas que jogam lixo na rua, e estamos emitindo multas para corrigir esses problemas”, explicou o prefeito. “Há um slogan que diz: não precisa limpar, basta não sujar. As pessoas precisam colaborar com a cidade e com a própria vida.”
O gestor ressaltou ainda que a cidade já apresenta baixos índices de reclamação sobre limpeza pública, mas que o objetivo é chegar a zero por cento.
“Fazemos pesquisas de avaliação e a reclamação sobre limpeza pública em Feira de Santana é uma das menores, sempre abaixo de dois por cento. Mas queremos chegar a zero. Investimos na atualização de pagamento dos funcionários, na recuperação de máquinas e agora na aquisição de novos equipamentos.”
Para o superintendente da Sustentare, Sergio Ojer, a renovação da frota faz parte do contrato de prestação de serviços e atende à necessidade da cidade de ter equipamentos modernos e eficientes.

“Estamos renovando sete caminhões e temos a pretensão de adicionar novos equipamentos com tecnologias atualizadas. A cidade merece e precisa disso”, afirmou.
O secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, detalhou que a frota atual conta com 26 veículos, incluindo seis reservas, e que os novos veículos substituirão os mais antigos, permitindo a expansão da coleta para distritos e povoados.

“Estamos avaliando a ampliação da coleta nos distritos, utilizando veículos novos e antigos para atender melhor a população. Também intensificamos ações contra o descarte irregular de resíduos, com fiscalização e estações temporárias de descarte.”
A prefeitura já autuou cerca de 25 veículos por descarte irregular e reforça que o descarte de lixo em local inadequado configura crime ambiental, conforme a lei federal 9.605/98.
“Pedimos à população que utilize os locais adequados para descarte, entre eles os abaterros sanitários e estações temporárias que estamos criando. A cidade limpa não é do prefeito, é da sociedade”, reforçou José Ronaldo.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim






