Feira de Santana amplia acesso à vacina com Dia D e posto no shopping até 20h
A imunização continua sendo a principal forma de prevenção contra complicações respiratórias graves.
Acontece neste sábado (10) o Dia D de vacinação contra a gripe em Feira de Santana. A mobilização integra a campanha nacional de imunização e tem como objetivo ampliar o acesso da população às vacinas, especialmente para aqueles que têm dificuldade de ir às unidades de saúde durante a semana. Ao todo, 26 pontos de vacinação estarão em funcionamento, incluindo unidades nos distritos, na sede e um posto especial no Shopping Avenida, funcionando das 10h às 20h — uma novidade nesta edição.
O secretário de Saúde, Dr. Rodrigo Matos, destacou a importância da ação.
“O Dia D tem duas ações importantes. A primeira é esse esforço concentrado para vacinar o maior número de pessoas, principalmente no sábado, que é um dia não útil. Muitas pessoas trabalham de segunda a sexta e têm dificuldade de ir a uma unidade de saúde no horário comercial”, explicou.
Além das unidades fixas, haverá também postos em locais estratégicos. “Temos as unidades de saúde na hora, outras unidades estratégicas e, como novidade, a unidade no Shopping Avenida, que vai funcionar de 10h às 20h, alcançando parte da manhã, tarde e início da noite”, informou o secretário.
A segunda frente da campanha é a mobilização social. “Estou aqui dialogando com a imprensa, e isso reverbera na sociedade. É uma grande reflexão e um chamamento. Feira de Santana integra esse movimento nacional de vacinação contra a gripe”, ressaltou Matos.
O secretário ainda apresentou dados preocupantes que reforçam a necessidade da vacinação.
“Em 2024, quase duzentas pessoas morreram em Feira de Santana por doenças respiratórias virais. Se esse número de mortes é alto, muito mais gente se hospitalizou. Queremos evitar isso com a vacina — evitar adoecimentos, hospitalizações e mortes.”
Dr. Rodrigo também relacionou o impacto positivo da vacinação com a queda no número de casos após a Micareta de Feira.
“Trabalhei muito tempo em pronto-socorro e sempre via, na semana após a micareta, muitos casos de sintomas respiratórios, mas este ano estamos notando uma redução desses casos. Fizemos uma mobilização municipal antes da festa, justamente planejando o pós-micareta. Gestão é isso, é antecipar, é planejar”, afirmou.
Ele ainda lembrou que a cidade iniciou sua campanha de vacinação antes do calendário nacional. “Enquanto o Brasil começou no dia 7 de abril, Feira iniciou uma semana antes. Isso permitiu vacinar mais pessoas e, agora, estamos colhendo os frutos com a queda nos casos graves.”
A vacinação seguirá normalmente após o Dia D. “Continua durante a semana, durante o mês. Temos 103 salas de vacinação espalhadas pela sede e distritos e também fazemos ações itinerantes nos povoados mais distantes. Já fizemos vacinação no transbordo, durante a micareta, e agora no shopping. A ideia é alcançar o maior número de pessoas possível”, concluiu o secretário.
A população pode procurar o ponto de vacinação mais próximo neste sábado, especialmente aqueles que ainda não se vacinaram contra a gripe.
*Com informações do repórter Matheus Gabriel