Educação

Feira de Santana adere ao programa Tempo de Aprender para 2023

Contratação de assistentes de alfabetização e custeio de materiais

27/09/2022 13h31
Feira de Santana adere ao programa Tempo de Aprender para 2023
Foto: ACM

O processo de alfabetização de 136 escolas da rede municipal será potencializado em 2023 com a adesão das unidades de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental ao Programa Tempo de Aprender – do Ministério da Educação. A Secretaria de Educação (Seduc) garantiu o recurso, com fomento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que é voltado à contratação de assistentes de alfabetização e custeio de materiais pedagógicos.

A iniciativa do MEC visa melhorar a alfabetização em todas as escolas públicas do país. Os assistentes de alfabetização atuam em sala de aula como apoio ao professor alfabetizador, contribuindo no desenvolvimento da leitura, escrita e matemática dos estudantes.

Em 2022, 68 unidades escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental (turmas 1º e 2º ano) foram contempladas com o projeto em Feira de Santana. São mais de cinco mil estudantes assistidos e acompanhados para sanar suas dificuldades.

Com a adesão de mais unidades escolares no ano letivo de 2023, a expectativa é que a Seduc amplie o combate a distorção idade-ano escolar e acompanhe mais de perto o processo de ensino-aprendizagem nas escolas municipais.

“Este reforço busca qualificar o desempenho da aprendizagem dos alunos e acompanhar o rendimento das competências e habilidades compatíveis com cada ano escolar”, explica a secretária de Educação, professora Anaci Paim, salientando que a iniciativa está em consonância com os preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Aline Bonfim Souza, vice-diretora e docente da Escola Municipal Maria José Dantas, contou que após a pandemia percebeu uma realidade diferente na sala de aula. Ela considera que são diversos casos que precisam de uma atenção especial. Neste ponto, o Tempo de Aprender vem como um suporte importante para superar o período.

“Não é fácil lidar com este pós-pandemia, são inúmeros os desafios, ainda mais na alfabetização. Esta retomada é a longo prazo, por isso contar com esse auxílio é essencial. Vamos construir juntos essa base tão importante para nossos alunos”, afirma.

*Secom

Comentários

Leia também

Educação
Governo do Estado convoca mais 642 novos profissionais para a Educação

Governo do Estado convoca mais 642 novos profissionais para a Educação

A nova convocação traz os nomes de 471 professores e 171 coordenadores pedagógicos