Educação

Feira de Santana adere ao programa Tempo de Aprender para 2023

Contratação de assistentes de alfabetização e custeio de materiais

27/09/2022 13h31
Feira de Santana adere ao programa Tempo de Aprender para 2023
Foto: ACM

O processo de alfabetização de 136 escolas da rede municipal será potencializado em 2023 com a adesão das unidades de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental ao Programa Tempo de Aprender – do Ministério da Educação. A Secretaria de Educação (Seduc) garantiu o recurso, com fomento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que é voltado à contratação de assistentes de alfabetização e custeio de materiais pedagógicos.

A iniciativa do MEC visa melhorar a alfabetização em todas as escolas públicas do país. Os assistentes de alfabetização atuam em sala de aula como apoio ao professor alfabetizador, contribuindo no desenvolvimento da leitura, escrita e matemática dos estudantes.

Em 2022, 68 unidades escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental (turmas 1º e 2º ano) foram contempladas com o projeto em Feira de Santana. São mais de cinco mil estudantes assistidos e acompanhados para sanar suas dificuldades.

Com a adesão de mais unidades escolares no ano letivo de 2023, a expectativa é que a Seduc amplie o combate a distorção idade-ano escolar e acompanhe mais de perto o processo de ensino-aprendizagem nas escolas municipais.

“Este reforço busca qualificar o desempenho da aprendizagem dos alunos e acompanhar o rendimento das competências e habilidades compatíveis com cada ano escolar”, explica a secretária de Educação, professora Anaci Paim, salientando que a iniciativa está em consonância com os preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Aline Bonfim Souza, vice-diretora e docente da Escola Municipal Maria José Dantas, contou que após a pandemia percebeu uma realidade diferente na sala de aula. Ela considera que são diversos casos que precisam de uma atenção especial. Neste ponto, o Tempo de Aprender vem como um suporte importante para superar o período.

“Não é fácil lidar com este pós-pandemia, são inúmeros os desafios, ainda mais na alfabetização. Esta retomada é a longo prazo, por isso contar com esse auxílio é essencial. Vamos construir juntos essa base tão importante para nossos alunos”, afirma.

*Secom

Comentários

Leia também

Educação
Reunião em Feira de Santana discute monitoramento do Plano Municipal de Educação

Reunião em Feira de Santana discute monitoramento do Plano Municipal de Educação

A Reunião Ampliada foi promovida pela Comissão de Avaliação e Monitoramento do PME...
Educação
Abandono escolar diminui na Bahia

Abandono escolar diminui na Bahia

Para combater essas desigualdades, tem sido fundamental os investimentos na estrutura física...
Educação
Prefeitura convoca para nomeação mais 15 professores aprovados em concurso

Prefeitura convoca para nomeação mais 15 professores aprovados em concurso

A relação dos convocados consta em edição do Diário Oficial Eletrônico desta terça-feira...