Educação

Feira de Santana abre cadastro de novos alunos online para o ano letivo de 2026

O processo é o primeiro passo para garantir a participação na lista de espera das escolas da rede municipal

30/10/2025 06h28
Feira de Santana abre cadastro de novos alunos online para o ano letivo de 2026

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Feira de Santana lançou, na terça-feira (29), o sistema de cadastro de novos alunos para o ano letivo de 2026. O cadastro pode ser realizado entre os dias 29 de outubro e 15 de novembro, por meio do site oficial da Prefeitura: feiradesantana.ba.gov.br/seduc/cadastro/index.asp.

O processo é o primeiro passo para garantir a participação na lista de espera das escolas da rede municipal e tem como objetivo contribuir para o levantamento e a organização das vagas disponíveis. A iniciativa facilita para os pais e responsáveis demonstrarem interesse em escolas específicas, próximas de casa ou do trabalho, tornando o processo de matrícula mais ágil e acessível.

Importante: o cadastramento não assegura a matrícula imediata.

De acordo com o secretário de Educação e vice-prefeito Pablo Roberto, o sistema de cadastro de novos alunos reforça o compromisso da gestão com a ampliação do acesso à educação e a melhoria na organização das vagas.

“Nosso objetivo é tornar o processo de matrícula mais transparente e acessível. Com o cadastro online, conseguimos mapear a demanda de cada região e planejar melhor a oferta de vagas, garantindo que nenhuma criança, jovem ou adulto fique fora da escola”, destacou Pablo Roberto.

QUEM DEVE SE CADASTRAR

O cadastro de novos alunos está aberto para todas as etapas da Rede Municipal: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

EDUCAÇÃO INFANTIL

Podem ser cadastradas crianças nascidas entre 1º de abril de 2020 e 31 de março de 2025. Famílias que desejam solicitar transferência de alunos já matriculados na rede também devem preencher o formulário.

ENSINO FUNDAMENTAL

O cadastro é destinado a estudantes que irão cursar do 1º ao 9º ano e que tenham nascido até 31 de março de 2020. Assim como na Educação Infantil, alunos que já fazem parte da rede e desejam transferência para outra escola municipal precisam realizar o cadastro.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Jovens, adultos e idosos que desejam iniciar ou retomar os estudos também podem participar, realizando o cadastro de novos alunos para concorrer a uma vaga no turno noturno da rede municipal.

INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS

Durante o preenchimento, é necessário informar dois números de telefone válidos, pois a Secretaria Municipal de Educação poderá realizar contato por ligação telefônica para ofertar vagas. O endereço informado deve ser o de interesse da matrícula, podendo ser o residencial ou o comercial do estudante.

MATRÍCULA EFETIVA E PERDA DE VAGA

Após ser contemplado com uma vaga, o responsável deverá efetivar a matrícula presencialmente, apresentando a documentação pessoal e escolar do estudante na unidade de ensino. Caso o procedimento não seja feito dentro do prazo estipulado, o candidato perderá a vaga.

Comentários

Leia também

Educação
Mais de mil alunos participam da II Feira Multidisciplinar da Rede Municipal de Feira de Santana

Mais de mil alunos participam da II Feira Multidisciplinar da Rede Municipal de Feira de Santana

Evento transformou a rotina escolar em uma verdadeira celebração do conhecimento, da...
Educação
Estudantes poderão renegociar dívidas com o Fies a partir deste sábado

Estudantes poderão renegociar dívidas com o Fies a partir deste sábado

Medida do MEC beneficia 160 mil endividados e permite parcelamento em até 15 anos, com...
Educação
Prefeitura convoca professores efetivos para recadastramento funcional

Prefeitura convoca professores efetivos para recadastramento funcional

A medida foi sancionada nesta quarta-feira (29), em edição do Diário Oficial Eletrônico ...