Feira Conectada: SOMA lidera demandas no primeiro mês de funcionamento do aplicativo
A expectativa da Prefeitura é de que até o final do ano, o aplicativo conte com mais de 20 mil usuários cadastrados.
Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (29), realizada para apresentar o balanço do primeiro mês de funcionamento do aplicativo Feira Conectada, a Prefeitura de Feira de Santana celebrou o sucesso da ferramenta digital, que tem facilitado a interação entre os cidadãos e os serviços públicos. Lançada em 29 de julho, a plataforma já registra resultados expressivos, tanto em número de usuários quanto em demandas atendidas.
O superintendente da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), João Vianey, destacou que a SOMA foi a pasta que mais recebeu solicitações por meio do aplicativo.
“Nós já tivemos um número superior a 150 solicitações. Intervenções foram realizadas tanto na zona urbana quanto na zona rural, como cascalhamento de estradas, tapa-buracos, limpeza e recuperação de drenagens”, afirmou.
Ele enfatizou que o Feira Conectada tem sido uma ferramenta essencial para a administração municipal, permitindo uma comunicação rápida e direta com a população.
“Hoje, a maioria absoluta das pessoas tem o seu celular, o que torna o aplicativo extremamente acessível e ágil”, completou.
A secretária de Comunicação, Renata Maia, também compartilhou o entusiasmo com os resultados alcançados até o momento.
“Estamos muito felizes com o resultado. Começamos com cerca de 50 pessoas cadastradas e hoje já temos mais de 2.800 usuários ativos. Além disso, o número de serviços disponíveis no app cresceu de 24 para 180”, disse Renata, destacando o impacto positivo do aplicativo na vida dos cidadãos. “Agora, por exemplo, é possível marcar consultas e exames médicos diretamente pelo app, sem a necessidade de se deslocar até uma unidade de saúde”, explicou.
O prefeito Colbert Filho ressaltou que a principal vantagem do Feira Conectada é a aproximação entre o cidadão e o serviço público.
“As pessoas estão passando a fiscalizar, acompanhar e mais do que isso, fotografar e mostrar onde as coisas estão acontecendo”, comentou. O prefeito ainda mencionou a importância de expandir o uso do aplicativo para todas as secretarias municipais, incluindo a área da saúde, que recentemente integrou novas funcionalidades, como o agendamento de consultas e exames, e a emissão online do Cartão SUS.
Colbert destacou ainda a inspiração para a criação do Feira Conectada: “Descobrimos essa ideia em Campina Grande, onde o sistema está em funcionamento há dois anos e com resultados muito positivos. O que é bom, a gente copia”, afirmou o prefeito, esperando que Feira de Santana obtenha resultados tão positivos quanto os das cidades que serviram de modelo.
A expectativa da Prefeitura é de que até o final do ano, o aplicativo conte com mais de 20 mil usuários cadastrados. Além disso, está previsto o lançamento de um site, ampliando ainda mais o acesso da população aos serviços oferecidos pelo Feira Conectada.
*Com informações do repórter Rafael Marques