Feira avança na vacinação contra a gripe
Secretaria de Saúde intensifica a proteção dos grupos mais vulneráveis e elegíveis à vacinação
Com a proximidade da Micareta 2025, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou a vacinação contra a gripe, garantindo a proteção de idosos, gestantes e crianças entre 6 meses e menores de 6 anos.
Do dia 31/03 a esta quinta-feira (10), praticamente duas semanas desde que iniciou a campanha no município, a Secretaria de Saúde (SMS) vacinou 21.206 pessoas.
Em Feira de Santana, a imunização teve início em 31/03 antecipando-se à campanha nacional – em todo o país começou no dia 7 de abril.
“Iniciamos a vacinação contra a gripe de forma antecipada para garantir o quanto antes a proteção das pessoas mais vulneráveis. Vacina salva vidas”, afirma o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.
O gestor da pasta destaca a importância de garantir a proteção das pessoas, sobretudo com a proximidade da Micareta, que acontece de 30 de abril (dia extra oficial) a 4 de maio.
“Se a gente vacina de forma precoce, reduzimos a circulação do vírus. A Micareta é uma grande festa que reúne muita gente e as aglomerações propiciam a transmissão de gripes e resfriados. Desta forma, seguiremos firmes com a vacinação nos próximos dias, intensificando a aplicação das doses na sede e distritos, ou seja: onde o povo estiver”, assegura o titular da pasta.
Além de alguns povoados da zona rural de Feira, nesta semana, a Secretaria de Saúde levou as doses de proteção para o Centro de Convivência Municipal Dona Zazinha Cerqueira e ao Lar do Irmão Velho, onde foram realizadas ações concentradas com o público idoso.
NÚMERO DE DOSES
Até o momento, o município já recebeu dois lotes que totalizam 74.480 doses da vacina, sendo 19.430 na primeira remessa e 55.050 na segunda. A expectativa é de recebimento total de mais 320 mil doses.
Ainda tem acesso à vacinação os grupos prioritários, que incluem professores, profissionais de segurança e de saúde; puérperas, motoristas rodoviários, quilombolas, trabalhadores dos Correios e pessoas em situação de rua.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de Feira de Santana, entre 8h e 16h.
Para ter acesso é necessário levar documento de identidade, cartão do SUS e a caderneta de vacinação. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.