Feira de Santana e Sua História

Feira 200 anos: encontro apresenta novas propostas para o desenvolvimento do município

O encontro fomentou o debate sobre propostas inovadoras para a cidade

21/09/2022 16h35
Feira 200 anos: encontro apresenta novas propostas para o desenvolvimento do município

O 1º Encontro – Feira 200 anos ocorreu na manhã desta quarta-feira (21), diretamente da Churrascaria Los Pampas, compartilhando discussões de propostas nos mais diversos setores para o desenvolvimento da Princesa do Sertão. Apresentado pelo radialista Jorge Biancchi, o projeto foi transmitido simultaneamente nas rádios Sociedade News (102.1 FM) e Princesa (96,9 FM).

“As coisas só acontecem a partir das ideias, do pensamento e do planejamento, então não tenho dúvidas que esse encontro foi histórico, e vai marcar uma presença na história de Feira de Santana. A partir daqui começa a se pensar propostas para o desenvolvimento da nossa cidade, e como a queremos ver aos 200 anos de emancipação”, expressa o professor Josué Mello, presidente do Instituto de Educação e Desenvolvimento de Feira (Ined).

Ao som de Celiah Zain, a ação contou com a presença de autoridades politicas, artistas e personalidades marcantes da nossa cidade. Durante o evento o prefeito Colbert Martins revelou propostas para o desenvolvimento de um instituto tecnológico e que até o ano de 2033, Feira possuirá 95% de estruturas completas de esgoto.

O arquiteto Flávio Monteiro, apresentou ao público novas ideias sobre a arquitetura, e a importância de pensar no urbanismo de um local. Representantes do Instituto Pensar Feira também marcaram presença apresentando ideias e convidando a sociedade para debater novas propostas.

“2030 e 2033 estão ali do lado, temos que pensar realmente nas próximas gerações, para termos, não só a boa convivência na cidade, mas que nossos filhos e netos também tenham. Então é importantíssimo levantarmos esse debate, e está em planejamento constante, porque uma cidade como Feira, que cresce bastante, precisa que se domine esse crescimento ser ordenado, e para isso precisamos de planejamento”, salienta o vice-presidente do Instituto Pensar Feira, Marcelo Alexandrino.

Edson Piaggio, presidente do Instituto Pensar Feira, ressaltou a importância de organizações sem fim lucrativo para desenvolver ideias que possibilitem o crescimento da cidade. “O Pensar Feira é um fórum de ideias e debates, qualquer um pode a partir dali trazer uma ideia e nós discutiremos com nosso conselho para em seguida leva as autoridades. Eu acho que a sociedade não deve pensar que só o governo tem que fazer, nós também precisamos estar preparados”

O superintendente do Instituto Espírito Santo em Ação, Luciano Gollner, apontou que sociedade civil precisa cumprir o seu papel de ajudar a dar um rumo a onde se quer chegar. Ele visita a Bahia para palestrar durante programação da semana Feira 200 anos.

A publicitária da Formato Ideias, Soraya Oliveira, responsável pelo desenvolvimento da marca do projeto Feira 200 anos detalhou o conceito utilizado para produção. “A ideia da marca foi desenvolvida a partir de alguns pilares. Ela foi desenhada a mão, a gente quis trazer a ideia do trabalho, porque Feira representa isso. Ela traz referências de uma madeira talhada, essa coisa do esforço, do fazer acontecer e do transformar o bruto em algo mais significativo. Pensando nos 200 anos, trouxemos essas duas caixinhas de diálogo porque esse projeto é diálogo, troca. Essas duas caixinhas possuem uma intersecção, que é justamente essa troca de ideias que a gente busca”.

Na oportunidade, a Associação Comercial de Feira de Santana recebeu, através de seu presidente Genildo Melo, uma obra do artista plástico Antônio Carvalho, que ficará exposta na principal sala da entidade. Produzido com óleo sob tela, e com técnicas do realismo, a obra retrata a Igreja Senhor dos Passos e o monumento Caminhos de Feira, localizado na Avenida Getúlio Vargas.

O projeto conta com o patrocínio da PeterFrut; Biscoitos Itália; Feijão Kicaldo; Belgo Bekaert; Labovet; Central da Construção; Colégio Santo Antônio; Feira Maq; Pódium, Mármores e Granitos; Neuro Clínica; Jau Ribeiro Business; Puríssimos Suínos; Mersan; Consort Imobiliária; CSO Engenharia; Avanço Distribuidora; Lula Veículos e Menezes Car; Clínica Odontológica de Dra. Suzana Melo; Sind. Borracha, Remix Produções e Sindicato dos Bancários de Feira.

Comentários

Leia também

Feira de Santana e Sua História
Artista plástico evidencia monumentos feirenses em pintura realista

Artista plástico evidencia monumentos feirenses em pintura realista

Obra de arte está exposta na Associação Comercial de Feira de Santana (Acefs)
Feira de Santana e Sua História
Mulheres protagonistas: Conheça a história das feirenses que revolucionaram a cidade

Mulheres protagonistas: Conheça a história das feirenses que revolucionaram a cidade

Além de Maria Quitéria, diversas mulheres marcaram a trajetória do município
Feira de Santana e Sua História
Feira 200 anos: Publicitária destaca como sentimentos movimentam ideias

Feira 200 anos: Publicitária destaca como sentimentos movimentam ideias

Publicitária destaca que sentimento de amor pelo local motiva a criação de ideias