Fé e tradição marcam manhã de celebrações no Dia de Senhora Sant’Ana em Feira de Santana
Celebrações reuniram fiéis de diversas localidades em homenagem à padroeira da cidade; procissão acontece às 16h
A manhã desta sexta-feira (26) foi marcada por fé, emoção e tradição no centro de Feira de Santana, com as celebrações em homenagem à padroeira da cidade, Senhora Sant’Ana. O dia começou logo cedo, às 5h, com a Alvorada Festiva, seguida por missas na Catedral Metropolitana, que reuniu fiéis vindos de diversos bairros, distritos e cidades vizinhas. O evento religioso e cultural integra o calendário oficial de festejos do município
Às 7h, foi celebrada a primeira Eucaristia do dia, dando início às atividades religiosas do feriado municipal. Já às 10h, aconteceu a Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro, que destacou a importância da data para a fé católica e para a identidade do município. De acordo com ele, a devoção à padroeira é bastante antiga e está na raiz da tradição religiosa da Princesa do Sertão.
“É um dia glorioso, uma festa maior, não só para esta paróquia, mas para toda a nossa Arquidiocese. É o ponto alto da nossa caminhada eclesial, ainda mais neste ano jubilar. Essa devoção nasce de um casal português, Ana e Domingos, e vai formando a tradição católica de Feira de Santana, a ponto de plasmar a nossa cultura”, explicou.
A missa contou com a participação de padres, lideranças pastorais e fiéis de várias paróquias da Arquidiocese, que tomaram conta da Catedral e de seus arredores. Entre os presentes estavam o prefeito José Ronaldo, o ex-prefeito Colbert Martins Filho e vereadores da cidade.
A devota Maria José, moradora do bairro São José, fez questão de participar da missa da manhã, mesmo não conseguindo estar presente na procissão que acontece no período da tarde: “Coisa boa, coisa bonita. Eu gosto muito, acompanho direto a missa pela Arquidiocese. É uma fé que vem do coração”,disse emocionada.
Outro fiel presente foi José Antônio, do distrito de Tiquaruçu, que frequenta as celebrações há mais de 30 anos: “Enquanto Deus me der vida, eu estarei aqui. É uma graça alcançada que eu venho agradecer todos os anos”, relatou.
Para o radialista e missionário João Regis, natural de Anguera, a celebração tem um valor simbólico e espiritual profundo: “Eu tenho uma música dedicada a Senhora Sant’Ana. Essa festa é motivo de alegria e devoção. Que essa fé continue abençoando Feira de Santana e toda a região”, afirmou.
A programação da Festa de Senhora Sant’Ana segue à tarde com a tradicional procissão, marcada para às 16h, e encerramento às 18h com a bênção do Santíssimo Sacramento. A expectativa é de que milhares de fiéis acompanhem o cortejo pelas ruas do centro.
Programação completa, sábado (26/07) – Dia de Senhora Sant’Ana:
- 5h – Alvorada festiva
- 7h – Celebração Euraristica
- 10h – Solene Concelebração Eucarística
- 16h – Procissão de Senhora Sant’Ana
- 18h – Bênção do Santíssimo Sacramento e encerramento dos festejos 2025
*com informações do repórter Robson Nascimento