Feira de Santana

Fé e tradição marcam manhã de celebrações no Dia de Senhora Sant’Ana em Feira de Santana

Celebrações reuniram fiéis de diversas localidades em homenagem à padroeira da cidade; procissão acontece às 16h

26/07/2025 14h16
Fé e tradição marcam manhã de celebrações no Dia de Senhora Sant’Ana em Feira de Santana
Foto: Robson Nascimento

A manhã desta sexta-feira (26) foi marcada por fé, emoção e tradição no centro de Feira de Santana, com as celebrações em homenagem à padroeira da cidade, Senhora Sant’Ana. O dia começou logo cedo, às 5h, com a Alvorada Festiva, seguida por missas na Catedral Metropolitana, que reuniu fiéis vindos de diversos bairros, distritos e cidades vizinhas. O evento religioso e cultural integra o calendário oficial de festejos do município

Às 7h, foi celebrada a primeira Eucaristia do dia, dando início às atividades religiosas do feriado municipal. Já às 10h, aconteceu a Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro, que destacou a importância da data para a fé católica e para a identidade do município. De acordo com ele, a devoção à padroeira é bastante antiga e está na raiz da tradição religiosa da Princesa do Sertão.

“É um dia glorioso, uma festa maior, não só para esta paróquia, mas para toda a nossa Arquidiocese. É o ponto alto da nossa caminhada eclesial, ainda mais neste ano jubilar. Essa devoção nasce de um casal português, Ana e Domingos, e vai formando a tradição católica de Feira de Santana, a ponto de plasmar a nossa cultura”, explicou.

A missa contou com a participação de padres, lideranças pastorais e fiéis de várias paróquias da Arquidiocese, que tomaram conta da Catedral e de seus arredores. Entre os presentes estavam o prefeito José Ronaldo, o ex-prefeito Colbert Martins Filho e vereadores da cidade.

A devota Maria José, moradora do bairro São José, fez questão de participar da missa da manhã, mesmo não conseguindo estar presente na procissão que acontece no período da tarde: “Coisa boa, coisa bonita. Eu gosto muito, acompanho direto a missa pela Arquidiocese. É uma fé que vem do coração”,disse emocionada.

Outro fiel presente foi José Antônio, do distrito de Tiquaruçu, que frequenta as celebrações há mais de 30 anos: “Enquanto Deus me der vida, eu estarei aqui. É uma graça alcançada que eu venho agradecer todos os anos”, relatou.

Para o radialista e missionário João Regis, natural de Anguera, a celebração tem um valor simbólico e espiritual profundo: “Eu tenho uma música dedicada a Senhora Sant’Ana. Essa festa é motivo de alegria e devoção. Que essa fé continue abençoando Feira de Santana e toda a região”, afirmou.

A programação da Festa de Senhora Sant’Ana segue à tarde com a tradicional procissão, marcada para às 16h, e encerramento às 18h com a bênção do Santíssimo Sacramento. A expectativa é de que milhares de fiéis acompanhem o cortejo pelas ruas do centro.

Programação completa, sábado (26/07) – Dia de Senhora Sant’Ana:

*com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Multidão acompanha procissão de Senhora Sant’Ana no centro de Feira de Santana

Multidão acompanha procissão de Senhora Sant’Ana no centro de Feira de Santana

Tradição reúne fiéis em homenagem à padroeira da cidade
Feira de Santana
Guarda para avós deve considerar vínculo afetivo e segurança da criança, diz advogada

Guarda para avós deve considerar vínculo afetivo e segurança da criança, diz advogada

Guarda compartilhada, visitas e papel dos avós: como garantir o direito da criança à...
Feira de Santana
Advogada explica como motoristas podem ter direito à aposentadoria especial

Advogada explica como motoristas podem ter direito à aposentadoria especial

Além de comprovar os 25 anos de atividade especial, os motoristas precisam ter pelo menos...