Educação

Fapesb lança programa para estímulo a jovens pesquisadores doutores

De acordo com Handerson Leite, diretor Geral da Fapesb, o PPP trata de mais uma ação para fixação de jovens doutores em nosso estado.

11/06/2023 06h19
Fapesb lança programa para estímulo a jovens pesquisadores doutores
Foto: Reprodução/SECTI

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançou o edital do Programa Primeiros Projetos (PPP), para fomentar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, sob a coordenação de jovens pesquisadores doutores.

No âmbito deste novo edital será destinado R$ 1,9 milhão. Até um teto de R$ 120 mil, o pesquisador pode submeter sua proposta nas mais diversas áreas do conhecimento. Um requisito básico para isso é que necessariamente o jovem doutor faça parte do quadro permanente de alguma instituição de ensino superior e/ou de pesquisa, pública ou particular (sem fins lucrativos), localizada no estado da Bahia. Além disso, o proponente deverá ser o coordenador do projeto e possuir, obrigatoriamente, titulação de doutor, obtida a partir de 2017, com produção científica e/ou tecnológica comprovada na área do projeto.

De acordo com Handerson Leite, diretor Geral da Fapesb, o PPP trata de mais uma ação para fixação de jovens doutores em nosso estado. “Esse edital é mais um incentivo fundamental para que possamos evoluir no conhecimento científico e tecnológico da Bahia”, frisa.

Para a diretora de Ciência e Inovação da Fundação, Ana Paula Uetanabaro, o edital é uma iniciativa essencialmente importante, uma vez que é dirigida a pesquisadores recém titulados. “Essa categoria muitas vezes enfrenta dificuldades em obter recursos para a realização de seus primeiros projetos independentes, e o que estamos fazendo é justamente apoiá-los. Portanto, o PPP é a demonstração do compromisso do estado em fomentar a inovação e a disseminação do conhecimento em diversas áreas”, explica Ana Paula.

Conforme cronograma do edital, 28 de julho de 2023 é o término do prazo para preenchimento e conclusão da proposta no sistema da Fapesb. Já o prazo final estabelecido para encaminhamento da proposta concluída e demais documentos exigidos é em 1º de agosto. Todos esses arquivos deverão ser enviados, exclusivamente, para o e-mail [email protected], de acordo com os critérios determinados no edital. O resultado final será em novembro.

*Bahia Notícias

Comentários

Leia também

Educação
Secretário de educação apresenta ações para atender demanda de professores e alunos na Rede Municipal

Secretário de educação apresenta ações para atender demanda de professores e alunos na Rede Municipal

O vice-prefeito reconheceu que o município enfrenta desafios no acompanhamento de crianças...
Educação
Prefeito José Ronaldo anuncia contratação de 300 professores aprovados no último concurso público

Prefeito José Ronaldo anuncia contratação de 300 professores aprovados no último concurso público

O gestor também afirmou que, caso o número não seja suficiente para suprir a demanda...
Educação
Comissão de Educação da Câmara começa pela Georgina Erismann  série de visitas a escolas

Comissão de Educação da Câmara começa pela Georgina Erismann  série de visitas a escolas

A ideia, segundo Ivamberg, é “avaliar a educação como um todo, especialmente o preparo...