Familiares, amigos e autoridades dão o último adeus ao ex-diretor do HGCA
Companheiros relembraram o legado do Dr. Pitangueira.
Com emoção e homenagens, familiares, autoridades e amigos prestaram um último adeus a José Carlos Pitangueira, mais conhecido como Dr. Pitangueira, na manhã desta terça-feira (7), na capela do Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.
O Dr. Pitangueira já estava internado e faleceu na segunda-feira (6) devido a falência múltipla dos órgãos. É reconhecido e valorizado pelo seu trabalho como diretor do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) desde julho de 2013, e se afastou do cargo este ano, por razões médicas.
“Creio que Pitangueira teve uma missão de salvar vidas, não é a toa que toda a história profissional dele foi gerindo equipamentos importantes na saúde pública, assumindo a direção de hospitais grandiosos, os maiores do nosso estado, e transformando em resolutividade e vidas salvas. Isso é um legado! Eu não imagino quantas pessoas foram salvas pela intervenção desse coração generoso, porque creio que ele também teve outra missão: transmitir generosidade “, expressou o deputado estadual Robison Almeida em entrevista ao De Olho na Cidade.
O ex-diretor havia sido internado em um hospital da capital baiana, por urgências de saúde que não foram divulgadas, mas seu estado era grave. O vereador feirense Paulão do Caldeirão se emocionou ao relembrar as memórias do Dr Pitangueira.
“Falar de Pitangueira em vida é fácil, ele foi um pai e um irmão. Ele é responsável por centenas e centenas de vidas pela Bahia e afora. Pitangueira chegou e fez do HGCA uma dos melhores de Feira e da Bahia. Que o Espirito Santo de Deus conforte toda a familia, e que o exemplo que fique, do grande gestor, homem e pai que ele foi”, emocionou-se Paulão.
Também presente no evento, o vereador Luiz da Feira, ratificou que a trajetória do ex-diretor jamais será esquecida.
“Era uma pessoa que tinha um coração humanizado, era um exemplo para nossa Bahia, nossa cidade e nosso Brasil. Perdemos um pai, mas ele jamais vai sair do nosso coração e da nossa cabeça. Que Deus conforte muito a toda família e amigos. É uma pessoa que vai ficar no meu coração para toda a vida”.
Além do HGCA, Dr. Pitangueira já dirigiu hospitais da capital baiana como o Hospital Roberto Santos, Ana Nery, Hospital Geral do Estado (HGE) e o de Camaçari.
“Feira e toda região reconhece a pessoa e a competência do Dr. Pitangueira para gerir o HGCA e transformar em um dos melhores hospitais da região. Que Deus o leve em paz, e que sua família saiba do seu legado. Até a população de São Gonçalo queriam estar presente neste sepultamento”, expressou o ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos, Carlos Germano.
Em 2017, Pitangueira recebeu o título de Cidadão Feirense, uma iniciativa do vereador Alberto Nery, que foi aprovada por unanimidade na Câmara dos Vereadores de Feira de Santana.
Nascido em 15 de julho de 1947, em Salvador, José Carlos Pitangueira se formou em odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e atuou por 48 anos no serviço público de saúde. Cirurgião buco maxilo-facial, José Carlos de Carvalho Pitangueira foi o diretor com mais tempo à frente do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana.
*com informações do repórter André Silva