Fábrica é Inaugurada em Irará com destaque para o empenho do ex-prefeito Derivaldo Pinto
A fábrica é a sexta do grupo – a quinta instalada na Bahia – e foi idealizada pelo empresário Sérgio Tudy
Com um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões, o município de Irará, ganhou um importante reforço em sua economia: a nova unidade da Planeta Fardas, empresa especializada na fabricação de uniformes para diversos setores em todo o país. A planta tem capacidade para produzir até 100 mil peças por mês e deve gerar entre 200 e 300 empregos diretos e indiretos até o final de 2025.
A fábrica é a sexta do grupo – a quinta instalada na Bahia – e foi idealizada pelo empresário Sérgio Tudy, que destacou o compromisso da empresa com a qualificação profissional e o fortalecimento da economia regional.
“Nosso principal objetivo é preparar as pessoas para o mercado de trabalho e melhorar a vida de todos. Além dos empregos diretos, vamos criar pequenas oficinas nos distritos de Irará, fornecendo equipamentos e capacitação para ampliar nossa produção de forma descentralizada”, afirmou.
A decisão pela instalação em Irará contou com uma articulação estratégica entre o poder público municipal e o governo estadual. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida, a empresa chegou a cogitar a instalação em Sergipe, mas foi convencida a permanecer em solo baiano.
“Derivaldo Pinto, então prefeito de Irará, foi fundamental. Ele unificou galpões municipais, viabilizou as adaptações necessárias e apresentou um projeto que foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores em tempo recorde. Isso passou confiança ao empreendedor e garantiu a vinda da fábrica para cá”, relatou o secretário.
Sérgio Tudy também fez questão de agradecer a contribuição de Derivaldo Pinto e do secretário Ângelo Almeida, a quem chamou de “grande idealizador do empreendimento”. “Estamos aqui hoje graças à força e ao apoio deles”, ressaltou.
O ex-prefeito Derivaldo Pinto também participou da cerimônia de inauguração e celebrou o desfecho de um esforço iniciado ainda em sua gestão.
“Hoje é um dia de felicidade. Irará precisa de emprego e renda. Muitos moradores têm que sair da cidade para buscar oportunidades em centros maiores, como Feira de Santana. A chegada da Planeta Fardas representa uma nova etapa para o nosso município, e fico realizado por ter contribuído para isso, mesmo que a inauguração tenha acontecido após meu mandato”, disse.
Segundo Derivaldo, a estrutura da fábrica foi formada a partir da união de vários galpões públicos, que passaram por adequações, como a substituição de piso e telhado, para atender às necessidades da empresa.
“Foram muitos desafios, inclusive com o atraso na chegada das máquinas importadas da China, mas tudo aconteceu no tempo certo. Mais importante do que inaugurar no mandato foi cumprir o compromisso de trazer desenvolvimento para Irará”, completou.
A nova unidade vai abastecer clientes em todo o território nacional, desde pequenas padarias até grandes marcas como Coca-Cola, MRV e Nacional Gás. Com a expansão, a Planeta Fardas reforça sua presença no mercado e coloca Irará no mapa da indústria têxtil nacional, movimentando não apenas o setor produtivo, mas também o comércio e a renda local.