Bahia

Fábrica é Inaugurada em Irará com destaque para o empenho do ex-prefeito Derivaldo Pinto

A fábrica é a sexta do grupo – a quinta instalada na Bahia – e foi idealizada pelo empresário Sérgio Tudy

12/04/2025 18h43
Fábrica é Inaugurada em Irará com destaque para o empenho do ex-prefeito Derivaldo Pinto
Foto; Divulgação

Com um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões, o município de Irará, ganhou um importante reforço em sua economia: a nova unidade da Planeta Fardas, empresa especializada na fabricação de uniformes para diversos setores em todo o país. A planta tem capacidade para produzir até 100 mil peças por mês e deve gerar entre 200 e 300 empregos diretos e indiretos até o final de 2025.

A fábrica é a sexta do grupo – a quinta instalada na Bahia – e foi idealizada pelo empresário Sérgio Tudy, que destacou o compromisso da empresa com a qualificação profissional e o fortalecimento da economia regional.

“Nosso principal objetivo é preparar as pessoas para o mercado de trabalho e melhorar a vida de todos. Além dos empregos diretos, vamos criar pequenas oficinas nos distritos de Irará, fornecendo equipamentos e capacitação para ampliar nossa produção de forma descentralizada”, afirmou.

A decisão pela instalação em Irará contou com uma articulação estratégica entre o poder público municipal e o governo estadual. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida, a empresa chegou a cogitar a instalação em Sergipe, mas foi convencida a permanecer em solo baiano.

“Derivaldo Pinto, então prefeito de Irará, foi fundamental. Ele unificou galpões municipais, viabilizou as adaptações necessárias e apresentou um projeto que foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores em tempo recorde. Isso passou confiança ao empreendedor e garantiu a vinda da fábrica para cá”, relatou o secretário.

Foto; Divulgação

Sérgio Tudy também fez questão de agradecer a contribuição de Derivaldo Pinto e do secretário Ângelo Almeida, a quem chamou de “grande idealizador do empreendimento”. “Estamos aqui hoje graças à força e ao apoio deles”, ressaltou.

O ex-prefeito Derivaldo Pinto também participou da cerimônia de inauguração e celebrou o desfecho de um esforço iniciado ainda em sua gestão.

“Hoje é um dia de felicidade. Irará precisa de emprego e renda. Muitos moradores têm que sair da cidade para buscar oportunidades em centros maiores, como Feira de Santana. A chegada da Planeta Fardas representa uma nova etapa para o nosso município, e fico realizado por ter contribuído para isso, mesmo que a inauguração tenha acontecido após meu mandato”, disse.

Segundo Derivaldo, a estrutura da fábrica foi formada a partir da união de vários galpões públicos, que passaram por adequações, como a substituição de piso e telhado, para atender às necessidades da empresa.

“Foram muitos desafios, inclusive com o atraso na chegada das máquinas importadas da China, mas tudo aconteceu no tempo certo. Mais importante do que inaugurar no mandato foi cumprir o compromisso de trazer desenvolvimento para Irará”, completou.

A nova unidade vai abastecer clientes em todo o território nacional, desde pequenas padarias até grandes marcas como Coca-Cola, MRV e Nacional Gás. Com a expansão, a Planeta Fardas reforça sua presença no mercado e coloca Irará no mapa da indústria têxtil nacional, movimentando não apenas o setor produtivo, mas também o comércio e a renda local.

Comentários

Leia também

Bahia
Ipecaetá avança nos primeiros 100 dias do segundo mandato de Júnior Piaggio

Ipecaetá avança nos primeiros 100 dias do segundo mandato de Júnior Piaggio

Obras, reconhecimento internacional e educação como prioridade
Bahia
“Comemoramos com responsabilidade e avanços concretos”, afirma prefeito de Candeal sobre os 100 primeiros dias de gestão

“Comemoramos com responsabilidade e avanços concretos”, afirma prefeito de Candeal sobre os 100 primeiros dias de gestão

Apesar dos desafios enfrentados, como a crise hídrica e a recuperação de estradas vicinais,...
Bahia
IRPF de baianos pode ajudar a promover direitos de populações em situação de vulnerabilidade

IRPF de baianos pode ajudar a promover direitos de populações em situação de vulnerabilidade

As doações dedutíveis dos contribuintes fortalecem ações direcionadas à promoção...