Extração de dente siso: saiba quando a cirurgia é necessária
O dente completa a sua formação entre 15 – 25 anos, variando de paciente para paciente, por este motivo nem sempre encontram espaço suficiente para erupção.
Os terceiros molares conhecidos como sisos são os últimos dentes a se formarem na boca. São 4 dentes sisos, 2 superiores e 2 inferiores que nascem de forma aleatória, e ficam localizados no término das arcadas dentárias em ambos os lados. O dente completa a sua formação entre 15 – 25 anos, variando de paciente para paciente, por este motivo nem sempre encontram espaço suficiente para erupção.
Em entrevista ao portal De Olho na Cidade, o cirurgião bucomaxilofacial Dr. Thiago Leite, destacou a necessidade da cirurgia dos dentes inclusos, aqueles que não conseguem erupcionar(nascer).
“O siso precisa ser removido se estiver incluso, todo dente que está dentro do osso precisa ser removido, pois apresentam maiores chances de desenvolver cistos e tumores de origem odontogênica. Eu já realizei mais de 30 mil cirurgias na clínica Cirface, é preferível a realização na faixa etária de 16 – 19 anos, fase em que a raiz não está completamente formada e a recuperação é mais fácil. No público de mais idade não costumo extrair os quatro de vez, pois pode afetar a saúde do paciente, como o aumento da pressão arterial”, informa.
De acordo com o especialista, a parestesia oral, que é a perda da sensibilidade no lado em que o dente foi extraído, pode acometer o paciente após a cirurgia.
“No arco inferior, na parte de baixo da mandíbula passa o Nervo Alveolar Inferior, um nervo sensitivo, e caso o dente esteja próximo a esse nervo, o paciente pode ser acometido com parestesia, na grande maioria dos casos, a parestesia é temporária. Sobre o arco superior também deve ser tomado cuidado, por isso a importância de um cirurgião que já possui experiência para que o procedimento seja realizado de forma correta e segura”, indica.