Feira de Santana

Exposição Garganta, de Simone Rasslan, celebrará o Dia Internacional da Mulher, no MAC

A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 23 de abril

06/03/2025 06h14
Exposição Garganta, de Simone Rasslan, celebrará o Dia Internacional da Mulher, no MAC
Foto: Divulgação

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira, MAC, abraça, a partir do próximo dia 7, com grande entusiasmo e afetividade, a exposição “Garganta”, de Simone Rasslan, em uma experiência imersiva com a arte.

O objetivo da exposição, de acordo com a artista, é proporcionar, principalmente às mulheres, o ato de sentir a arte de forma envolvente, experimentando um espaço/tempo para a potência do sentir e para a expressão da voz, reconhecendo também as “amarras seculares das nossas gargantas, tantas vezes, abafadas, sufocadas, silenciadas”.

“Garganta foi a primeira palavra que veio na minha mente, é proveniente dos silenciamentos que nós mulheres sofremos ao longo da nossa história. Então, a exposição é uma grande instalação, é uma exposição de apenas uma obra em que o público, principalmente as mulheres, vão poder sentir a arte de forma envolvente, vão poder caminhar dentro dessa obra de arte e sentir no tato, sentir no cheiro, no caminhar, dentro da obra, toda essa angústia que a garganta travada nos traz”, afirma.

Simone defende que a exposição fala de vazios, e de como esses vazios são repletos de voz, histórias e sentimentos. E em meio a caminhos com tantas pedras e calos, a artista nos convida a não calar, a libertar nossa voz e expressividade.

“A primeira sala é todo esse silenciamento. Logo após, a instalação ganha som, como se deixasse passar o ar pelas cordas vocais, então tem o momento do grito, o momento da expressividade em que você pode colocar para fora aquilo que está dentro de você, que está te angustiando. Então, a exposição quer provocar essas sensações dentro do espectador para que ele possa não apenas ver a arte com os olhos, mas ver com todo o corpo e com sua própria alma”, explica Rasslan.

A exposição Garganta, da artista, será inaugurada no dia 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher, às 19h, no MAC, com curadoria de Josane Miranda.

“Eu conheço a Simone há algumas décadas e tenho acompanhado o trabalho dela. Essa é a terceira exposição individual da Simone e agora ela vem lançando esse trabalho com o nome de Garganta, essa estrutura corporal que é passagem, passagem do alimento, passagem do ar, passagem da voz, e a gente fala sobre a voz das mulheres, sobre a escuta, temos memórias de silenciamentos históricas e essa história reforça isso de uma forma intensa e sutil. Simone tem a capacidade de trazer tons suaves a memórias densas. Essa proposta tem um caráter imersivo, onde as pessoas vão se experimentar em contato com a própria arte e vai ser uma grande oportunidade de brindar essas reflexões sobre o Dia da Mulher com muita realidade e com muita esperança, muito sonho, muita inspiração para a vida”, pontua Josane.

A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 23 de abril.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Com ocupação chegando a 80%, hotéis de Feira se preparam para a Micareta
Feira de Santana
Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Mesmo com alta do cacau, confeitaria de Feira de Santana surpreende com sabores criativos...
Feira de Santana
Pesquisadora feirense participa de pesquisa no Pantanal

Pesquisadora feirense participa de pesquisa no Pantanal

Maricélia Maia foi convidada a integrar a equipe que estuda a saúde das populações...