Feira de Santana

Exposição fotográfica no MAC homenageia feirense recém-falecido participante da mostra

A exposição alusiva ao Dia Mundial do Fotógrafo – 9 de agosto -, presta uma homenagem especial ao fotógrafo feirense José Nicolau Almeida Junior

25/08/2024 14h00
Exposição fotográfica no MAC homenageia feirense recém-falecido participante da mostra
Foto: Valto Novaes

Até o dia 13 de setembro os aficionados da arte fotográfica poderão acompanhar no Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira (MA) – mantido pela Prefeitura de Feira de Santana -, na rua Professor Geminiano Costa, a  Mostra Fotográfica Panorama 2024, iniciada no dia 15 deste mês e que reúne  cerca de 60  trabalhos de vários profissionais premiados, até internacionalmente, e jovens fotógrafos, alguns praticamente iniciantes, numa diversidade interessante que pode ser analisada tanto pelo aspecto técnico, como pela extensão temática sem qualquer rotulação, tratando-se de uma mostra com abordagem livre.

A exposição alusiva ao Dia Mundial do Fotógrafo – 9 de agosto -, presta uma homenagem especial ao fotógrafo feirense José Nicolau Almeida Junior, autor de interessantes obras sobre Feira de Santana através do tempo, o que significa mostrar o passado da cidade e projetá-la à frente, imaginando-a dentro de mais algum tempo. ‘Como seria Feira no futuro’, é a ideia  expressa mediante a sua visão futurista, sobre a princesa do sertão, com o aspecto urbano por ele idealizado.

Esses trabalhos fazem parte da mostra e conforme o premiado José Ângelo Pinto, que coordena a exposição, como curador, José Nicolau, um dos idealizadores do importante  evento,  lamentavelmente faleceu no dia 12 de junho deste ano, não tendo o prazer de ver a mostra fotográfica que ele muito contribuiu para ser realizada.

Com todos os espaços disponíveis do MAC, ocupados com os trabalhos, o público pode ver a arte de nomes consagrados como Rui Rezende, Antônio Vieira, Tarciso Albuquerque, Antônio Medrado e os feirenses Juracy Dórea, José Arcanjo e José Ângelo Pinto, este com o destaque de já ter exposto em Portugal, França e Suíça. Ângelo faz referencia a Rui Rezende como “o fotógrafo com mais livros publicados no Brasil”.

Os registros fotográficos de Rezende, na cidade mineira de Ouro Preto (Vila Rica), e do médico Antônio Medrado, no Canadá, este  em preto e branco, chamam atenção como exemplo de apurada técnica e angulação irrepreensível o que, aliás, também palpita nos demais. Entre os mais novos não falta qualidade nas obras de Ariane Aline, Ana Reis, Graça Coutinho, Tecia Borges e outras.

A diretora do Museu, Geórgia Pitombo Vieira, acredita em uma grande visitação até o dia 13 de setembro, quando haverá o encerramento, levado em conta a qualidade dos trabalhos e o expressivo número de expositores, sem se falar na diversidade de técnicas aplicadas, já que alguns trabalharam com câmaras fotográficas mais sofisticadas, outros com câmeras simples e até mesmo com telefone celular. E alguns, a exemplo do dr. Antônio Medrado, com fotos em preto e branco e Ângelo Pinto, primam em usar seus apurados conhecimentos para enriquecer visualmente os seus trabalhos.

Esses detalhes são observados pelo público. A senhora Elaina Ferreira, embora ressaltando o seu desconhecimento técnico, diz ser admiradora das artes e principalmente do belo, seja pintura, fotografia ou desenho. “De parabéns a todos os expositores, tem trabalhos lindos. É importante a manutenção do museu pela Prefeitura, pois assim nos proporciona bons momentos. São excelentes essas fotografias”, disse apontando alguns trabalhos expostos na sala principal do MAC.

A Mostra Fotográfica Panorama, instituída  para comemorar anualmente o Dia Mundial do Fotógrafo (19 de agosto), está sendo realizada pela 16ª vez e sempre com uma expressiva participação. José Ângelo Pinto ressalta a crescente presença de novos adeptos da arte fotográfica, motivo pelo qual há trabalhos produzidos com o telefone celular, hoje muito utilizado, sem confrontar com o que feito, tradicionalmente, com o uso de câmeras fotográficas. 

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Projeto que alfabetiza garis em Feira de Santana vence prêmio nacional

Projeto que alfabetiza garis em Feira de Santana vence prêmio nacional

Iniciativa é realizada pela Sustentare em parceria com a Universidade Estadual de Feira...
Feira de Santana
Fé e tradição: confira a programação da Sexta-feira Santa na Catedral Metropolitana de Sant’Ana

Fé e tradição: confira a programação da Sexta-feira Santa na Catedral Metropolitana de Sant’Ana

Com momentos marcados por oração, reflexão e tradição, os fiéis poderão vivenciar...
Feira de Santana
Procissão do Fogaréu emociona e renova a fé dos fiéis em Feira de Santana

Procissão do Fogaréu emociona e renova a fé dos fiéis em Feira de Santana

Em Feira de Santana, a procissão se consolida como um dos principais atos da Semana Santa,...