Feira de Santana

Exposição de peças artesanais marca Semana do Meio Ambiente do HGCA

Este ano eles trabalharam com as diferenças do que é reciclável e do que pode ser reutilizado

15/06/2022 07h23
Exposição de peças artesanais marca Semana do Meio Ambiente do HGCA

O Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), que está completando 22 anos, nesta segunda (13) e terça (14) ações alusivas a Semana Mundial do Meio Ambiente. Uma exposição de peças artesanais, intitulada “Do lixo ao luxo”, atividades educativas sobre consciência ambiental, segregação dos resíduos hospitalares e reciclagem marcaram a data.

De acordo com Luciana Leocadio, coordenadora do PGRSS, este ano eles trabalharam com as diferenças do que é reciclável e do que pode ser reutilizado. “A ideia é mostrar a importância de reutilizar ou reciclar os materiais para diminuição dos impactos negativos dos mesmos para o meio ambiente. Existe um trabalho constante e diário de educação continuada, formado por 8 colaboradores do programa PGRSS, junto a equipe hospitalar para que o descarte e a segregação dos matérias sejam feitos de forma correta. Estudos comprovam muitos materiais hospitalares não são infectantes e podem ser reciclados como papel, plástico, papelão e vidros que não ofereçam risco químico e biológico”, afirma Luciana.

Sobre o Programa

Criado desde 2002, sendo aprovado pela Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA/BA) em janeiro de 2009, tendo como missão o conjunto de procedimentos de gestão e planejamento baseados em normas técnicas, legais e cientificas no gerenciamento dos resíduos produzidos nesta unidade, com uma visão de proteção do trabalhador, comunidade em geral, recursos naturais e o meio ambiente.
São desenvolvidas atividades diárias de supervisão, correção e orientação a estudantes, funcionários, pacientes, acompanhantes, visitantes e serviços móveis de emergência e urgência. Além do que preconizam as Leis, é desenvolvido internamente na ação do programa o incentivo a mudança de atitudes para problemas relacionados às questões ambientais como: acondicionamento e entrega para reciclagem de alguns resíduos.

Fonte: ASCOM/HGCA

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Infectologista reforça uso de máscara contra Covid, independente de obrigatoriedade 

Infectologista reforça uso de máscara contra Covid, independente de obrigatoriedade 

Os festejos juninos contribuíram com o aumento de casos
Feira de Santana
Prefeitura assina ordem de serviço para pacote de obras na Educação

Prefeitura assina ordem de serviço para pacote de obras na Educação

Serão beneficiadas mais seis unidades de ensino de médio e grande port