Feira de Santana

Expofeira: Mil embriões bovinos e 800 caprinos de alta qualidade genética serão doados a pequenos produtores

O primeiro acordo, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), prevê a distribuição de mil embriões de vacas leiteiras de alta produtividade, totalmente gratuitos, para pequenos produtores da região.

02/09/2024 06h30
Expofeira: Mil embriões bovinos e 800 caprinos de alta qualidade genética serão doados a pequenos produtores
Foto: Izinaldo Barreto

Durante a abertura da Expofeira 2024, neste domingo (1º), o prefeito Colbert Martins Filho assinou dois importantes convênios que beneficiarão diretamente pequenos criadores de Feira de Santana, com foco no fortalecimento da produção de leite e carne no município.

O primeiro acordo, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), prevê a distribuição de mil embriões de vacas leiteiras de alta produtividade, totalmente gratuitos, para pequenos produtores da região. O presidente da CNA, João Martins Júnior, destacou a importância da iniciativa diante da atual crise do setor leiteiro brasileiro, agravada pela competição desleal com o leite em pó importado da Argentina.

“Nosso estudo apontou que a baixa produtividade das vacas leiteiras é um dos maiores desafios enfrentados pelos produtores brasileiros, que têm dificuldade para competir com países como Uruguai e Argentina. Com este convênio, vamos disponibilizar mil embriões de vacas leiteiras gratuitamente e oferecer treinamento especializado aos pequenos produtores, visando aumentar a produção de leite em Feira de Santana”, explicou João Martins Júnior.

O prefeito Colbert Martins Filho enfatizou a inovação tecnológica do projeto, que envolve a fertilização in vitro. “Os óvulos de uma vaca serão cruzados com o sêmen de um touro em laboratório, e os embriões resultantes serão implantados nas vacas dos produtores locais. O Sebrae garantirá o financiamento de todo o processo, permitindo um grande avanço tecnológico para os nossos pequenos criadores”.

O convênio faz parte de um esforço contínuo para aumentar a produtividade da bacia leiteira baiana, que atualmente é de cerca de três litros de leite por animal. A meta é alcançar até 20 litros por animal, por meio da melhoria genética promovida pela fertilização in vitro e pelo treinamento especializado.

CAPRINOS

Além deste acordo, foi assinado um segundo convênio de cooperação técnica com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer). Este convênio visa a aquisição de 800 caprinos e ovinos de alta qualidade genética, destinados a pequenos criadores de Feira de Santana. A iniciativa promete aumentar significativamente a produção de leite e carne no município.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Alexandre Monteiro, o convênio representa um grande avanço para o setor. “Feira de Santana dá hoje um salto importante em várias áreas, especialmente na de caprinos e ovinos. Esta iniciativa talvez seja uma das maiores conquistas para o nosso município”, declarou Monteiro.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira na Avenida tem nova programação para o mês de abril devido ao feriadão

Feira na Avenida tem nova programação para o mês de abril devido ao feriadão

A feira é conhecida por reunir cultura, arte, economia criativa e lazer em um só lugar...
Feira de Santana
Morre cantor, compositor e percussionista Bel de Bonita em Feira de Santana

Morre cantor, compositor e percussionista Bel de Bonita em Feira de Santana

Bel sofreu um infarto e chegou a passar por um procedimento de cateterismo em um hospital...
Feira de Santana
Projeto que alfabetiza garis em Feira de Santana vence prêmio nacional

Projeto que alfabetiza garis em Feira de Santana vence prêmio nacional

Iniciativa é realizada pela Sustentare em parceria com a Universidade Estadual de Feira...