Expofeira 2025 terá transporte gratuito e esquema especial de mobilidade
O secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, destacou que o objetivo é oferecer conforto e fluidez aos visitantes.
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Feira de Santana (Semob) anunciou um esquema especial de transporte para facilitar o acesso do público à Expofeira 2025. Além de linhas expressas gratuitas em dias úteis, o planejamento prevê ônibus extras nos finais de semana de maior movimento, estacionamento organizado e espaços destinados a táxis, aplicativos e mototaxistas.
O secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, destacou que o objetivo é oferecer conforto e fluidez aos visitantes.
“Estamos trabalhando para fazer a melhor Expofeira de todos os tempos. A parte que compete à Semob é garantir a mobilidade das pessoas. Por isso, teremos linhas expressas gratuitas levando o público diretamente do Terminal Central até o Parque de Exposições”, afirmou.
Linhas expressas gratuitas durante a semana
Do dia 8 a 12 de setembro, duas linhas de ônibus vão operar de forma gratuita, das 8h às 22h. Os veículos sairão do Terminal Central, com três paradas — no abrigo da APAE, em frente ao Abrigo Predileto e na Receita Federal — antes de seguir direto para o Parque de Exposições.
Carneiro ressaltou que a linha funcionará exclusivamente para o deslocamento até o evento.
“Que ninguém pense que vai pegar esse ônibus gratuitamente e descer em outro ponto da cidade. São linhas expressas, voltadas apenas para levar as pessoas do Terminal Central ao Parque”, explicou.
Esquema reforçado nos dias de maior público
Nos dias 7, 13 e 14 de setembro, quando não haverá gratuidade, a Semob disponibilizará 20 ônibus extras, sendo 13 articulados, com capacidade para até 140 passageiros, e outros 7 convencionais.
Os veículos sairão do Terminal Central a partir das 8h, seguirão pela BR-324 até a altura da Pepsico (Humildes) e, no retorno, entrarão por uma pista marginal ao lado do Parque de Exposições. No local, serão montadas estações exclusivas de embarque e desembarque, com 200 metros de distância entre elas, para evitar congestionamentos.
Estacionamento e alternativas de transporte
O secretário também informou que a gestão do estacionamento contará com melhorias para agilizar a entrada de veículos.
“Estamos recomendando à empresa responsável que adote sistemas de pagamento antecipado, para que a entrada seja mais rápida e organizada do que no ano passado”, disse.
Além disso, o espaço utilizado anteriormente para ônibus será destinado a táxis, carros por aplicativo e mototaxistas, oferecendo mais opções ao público.
Com o reforço do transporte público, a organização do estacionamento e a integração com ciclovias e áreas de passeio, a Semob pretende garantir acesso seguro e prático ao evento.
“Nossa missão é assegurar que a mobilidade esteja garantida para essa grande festa que é a Expofeira”, finalizou Sérgio Carneiro.
*Com informações do repórter Rafael Marques