Mundo

Explosão mata 2 na Polônia, país-membro da Otan

Vítimas eram do leste da Polônia, próximo à fronteira com a Ucrânia

15/11/2022 16h45
Explosão mata 2 na Polônia, país-membro da Otan
Foto: Reprodução Twitter

Duas pessoas morreram nesta terça-feira (15) em uma explosão em Przewodów, no leste da Polônia, próximo à fronteira com a Ucrânia. A informação foi confirmada pelo corpo de bombeiros local, de acordo com a agência Reuters.

Segundo a agência Associated Press, um alto funcionário da inteligência dos Estados Unidos que não teve o nome revelado afirma que a explosão foi causada por mísseis russos. A Polônia é país-membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

O Pentágono afirma que não pode confirmar a informação de que mísseis russos atingiram a Polônia. “Não temos nenhuma informação neste momento para corroborar esses relatos e estamos investigando isso mais a fundo”, disse o porta-voz do Pentágono, Patrick Ryder.

A informação sobre os mísseis também não foi confirmada imediatamente pelo porta-voz do governo polonês Piotr Mueller. Ele afirmou, porém, que o governo estava realizando uma reunião de emergência por conta de uma “situação de crise”.

“O primeiro-ministro Mateusz Morawiecki convocou com urgência a Comissão do Conselho de Ministros para os assuntos de Segurança e Defesa Nacional”, afirmou Mueller em uma rede social.

Os bombeiros foram ao local da explosão, mas não informaram como ela foi causada. “Não está claro o que aconteceu”, disse Lukasz Kucy, um oficial no posto dos bombeiros da região.

A Rússia voltou a atacar Kiev e outras grandes cidades da Ucrânia nesta terça-feira (15), no mesmo dia em que líderes do G20 pediram em conjunto que os bombardeios fossem interrompidos.

Horas antes do novo ataque, o presidente da Ucrânia Volodymir Zelensky discursou durante a cúpula do G20. Em seu pronunciamento, ele afirmou que este é um bom momento para o fim da guerra em seu país.

“Estou convencido que agora é o momento em que a guerra pode e deve ser interrompida”, afirmou ele por vídeo em reunião com os países mais ricos do mundo.

*G1

Comentários

Leia também

Mundo
Depois de 100 anos, Paris vai permitir banhos no rio Sena

Depois de 100 anos, Paris vai permitir banhos no rio Sena

Cidade estabeleceu um prazo para transformar o rio e as ruas nos arredores em um palco...
Mundo
Candidata à presidência do Equador, Luisa González denuncia ameaça de morte

Candidata à presidência do Equador, Luisa González denuncia ameaça de morte

A candidata venceu o primeiro turno antecipado para o dia 20 de agosto com 34% dos votos...
Mundo
Passagem do furacão Idalia pela Flórida resulta em duas mortes

Passagem do furacão Idalia pela Flórida resulta em duas mortes

O fenômeno que tem previsão de gerar, até esta quinta-feira (31), inundações na Carolina...