Política

Exame/Ideia: Lula lidera com 44%, mas diferença cai para oito pontos percentuais

Atual presidente, Jair Bolsonaro tem 36% das intenções de voto, três pontos a mais do que na rodada anterior desta pesquisa

25/08/2022 09h15
Exame/Ideia: Lula lidera com 44%, mas diferença cai para oito pontos percentuais
Fotos: Ricardo Stuckert | Ascom/PR

Pesquisa do instituto Ideia divulgada nesta quinta-feira (25) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida pelo Palácio do Planalto, com 44% das intenções de votos. O atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), aparece com a preferência de 36% dos entrevistados. Em comparação com a rodada anterior, anunciada em 21 de julho, a diferença entre os dois líderes caiu de 11 para oito pontos, resultado do avanço de 3 pontos percentuais na intenção de votos de Bolsonaro.

Registrada no TSE sob o número BR-02405/2022, a sondagem foi encomendada pela revista Exame. Foram ouvidas 1,5 mil pessoas, entre os dis 19 e 24 deste mês, em contato para telefone residencial fixo e celulares. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Ainda na pesquisa estimulada – em que é apresentada uma lista dos candidatos -, Ciro Gomes (PDT) segue em terceiro, com 9%, e Simone Tebet (MDB) permanece em quarto, com 4%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somaram 2% dos entrevistados, enquanto não sabem corresponderam a 3% dos entrevistados.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, Lula tem 33% das intenções de voto, contra 30% de Bolsonaro. Ciro Gomes e Simone Tebet ficaram com 3% e 2%, respectivamente. Para Maurício Moura, fundador do Ideia, embora abaixo de 10%, as citações a Ciro e Tebet nas pesquisas espontâneas e estimuladas já realizadas apontam para a realização de um segundo turno.

Na espontânea, também foram citados Pablo Marçal (Pros), com 0,4% dos consultados, e Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Trhonicke (União Brasil), os quatro com 0,1% das intenções. Um grupo de respostas foi reunido em outros (0,2%). Ninguém, branco e nulo abrangeram 7% das respostas, enquanto 24% dos entrevistados não souberam responder.

Segundo turno

A nova rodada da Exame/Ideia também fez uma simulação para o segundo turno. Neste caso, Lula conta com 49%, ante 47% na pesquisa de julho. Já Bolsonaro também cresceu, de 37% para 40%. Ninguém, branco e nulo contaram com 7% das respostas e não sabem foi a opção de 4% dos consultados.

A sondagem testou mais quatro cenários. Se essa votação fosse hoje Lula venceria Tebet (46% X 26%), e Ciro Gomes (43% X 31%). Bolsonaro tem desempenho parecido,  superando o pedetista por 38% X 34% e a candidata da terceira via por 40% X 25%.

Comentários

Leia também

Política
Prisão de eleitor será restrita a partir desta terça

Prisão de eleitor será restrita a partir desta terça

Campanha no rádio e na televisão termina na quinta-feira (29); comício final pode ser...
Política
Senado: Otto consolida liderança com 50,7%; Cacá tem 18,4%, diz AtlasIntel

Senado: Otto consolida liderança com 50,7%; Cacá tem 18,4%, diz AtlasIntel

Raíssa Soares, do PL, aparece com 13,9% dos votos válidos; Tâmara Azevedo, do Psol,...
Política
AtlasIntel: Jerônimo avança para 46,5%, e ACM Neto marca 39,6%

AtlasIntel: Jerônimo avança para 46,5%, e ACM Neto marca 39,6%

João Roma, do PL, pontuou 9,9% na nova rodada da pesquisa de intenções de voto