Ex-pré-candidato a presidente João Doria anuncia desfiliação do PSDB
Então governador de São Paulo, ele venceu as prévias partidárias para se lançar ao Planalto, mas desistiu por falta de apoio interno
O ex-governador de São Paulo João Doria anunciou na manhã desta quarta-feira (19) a sua desfiliação do PSDB. Tucano por 22 anos, Doria venceu as prévias partidárias para ser indicado candidato a presidente da República este ano. Por este motivo, renunciou ao governo paulista. Mas sem respaldo dentro da legenda, desistiu da disputa. Na sucessão paulista, Dória apoiou a reeleição do governador Rodrigo Garcia, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno.
Em postagem nas redes sociais, o político paulista não deixou claro a razão da desfiliação. Afirmou que cumpriu sua missão político-partidária. “Encerro essa etapa de cabeça erguida. Orgulhoso pela contribuição que pude dar a São Paulo e ao Brasil, graças à generosidade e à confiança de todos aqueles que optaram pelo meu nome em três prévias e duas eleições”. No partido, o empresário foi eleito prefeito da capital em 2016 e governador em 2018.
O ex-pré-candidato a presidente agradeceu a legenda pelos 22 anos de convivência, citou tucanos históricos como o ex-presidente FHC e os ex-governadores Franco Montoro, Mário Covas e José Serra e desejou que “o PSDB tenha um olhar atento ao seu grandioso passado em busca de inspiração para o futuro. E sempre em defesa da democracia, da liberdade e do progresso social do Brasil”.
*Bahia.ba