Feira de Santana

Ex-delegada relata sua trajetória na DEAM de Feira

Enquanto delegada, Martine Veloso precisou conciliar seu trabalho com a vida materna

16/03/2023 13h24
Ex-delegada relata sua trajetória na DEAM de Feira
Foto: De Olho na Cidade

ESPECIAL MARÇO MULHER 

A ex-delegada Martine Veloso é conhecida pela sua atuação na área de segurança pública durante 30 anos. No período de 1996 a 2011 esteve à frente da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Feira de Santana, onde deu os primeiros passos de conscientização sobre violência doméstica e empoderamento feminino.

“Foi o início de tudo, participamos da criação e implantação da Lei Maria da Penha em Brasília e em 2002 criamos nossa Deam em Feira, gerando novas oportunidades e acolhimento para as mulheres. É necessário empoderarmos as mulheres, com condições boas de trabalho e educação”, relata Veloso em entrevista ao De Olho na Cidade

Mãe de quatro filhos, Martine Veloso precisava conciliar as demandas diárias do trabalho com sua vida pessoal. Para isso, ela contava com o apoio da sua família.

“Meu marido também era delegado, e sempre conciliamos nossos horários para cuidar bem dos nossos filhos. Minha mãe também sempre me ajudava bastante tomando conta dos meninos. Sempre cuidei dos meus horários de estar em casa, e separar o que era do trabalho e o que era da família. Era um desafio, mas não foi um empecilho, deu tudo certo na educação dos meus filhos, hoje estão todos formados e seguindo suas vidas de forma independente”.

Aposentada há 3 anos, a ex-delegada ainda trabalha voluntariamente em projetos sociais, especialmente no combate à violência contra a mulher.

“Agora como aposentada tenho mais tempo para ter uma vivência com meus netos e me doar à familia. Mas também trabalho em projetos sociais de forma voluntária. Acredito que até estou trabalhando mais agora do que naquela época. E também advogo um pouco, pois meu marido faz isso e eu o acompanho um pouco”.

Martine Veloso é mãe da primeira-dama do estado baiano, Tatiana Veloso, que foi a primeira reitora do campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Formada em agronomia pela em Agronomia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (1996), e possui experiência acadêmica com mestrado e doutorado na área de Politicas de Desenvolvimento Rural.

“Tatiana desenvolve um trabalho grande, com projeto de empoderamento para as mulheres da zona rural e de Feira também”, expressa.

Seus outros filhos são Fábio Veloso, promotor de justiça; a advogada, Jordana Veloso; e sua filha Rona Veloso, que é médica.

“Todos são independente e contribuem com a sociedade”, pontua.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Após a reunião, o ex-deputado informou uma coletiva de imprensa na Casa Fornari, na próxima...
Feira de Santana
Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Ao todo, foram distribuídos aproximadamente 1,060 milhão de cupons, gerando uma movimentação...