Educação

Evento em Feira discute políticas públicas de educação para imigrantes

A ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), em parceria com o Governo Municipal e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove nesta quarta-feira (30) o evento “Educação e Migração: os desafios do acolhimento digno”

28/11/2022 17h48
Evento em Feira discute políticas públicas de educação para imigrantes
Foto: Pixabay/Pexels

A presença de imigrantes em Feira de Santana cresce a cada dia. A maioria é de venezuelanos, da etnia warao. Atualmente oito famílias são assistidas pela Prefeitura e recebem assistência social, acompanhamento de saúde, além da oferta de educação para as crianças. Pensando em assegurar cada vez mais os direitos dessa população, a ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), em parceria com o Governo Municipal e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove nesta quarta-feira (30) o evento “Educação e Migração: os desafios do acolhimento digno”.

O encontro será realizado das 9h30 às 17h, na Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana). A abertura contará palestras do secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Junior; da secretária de Educação, Anaci Paim; do diretor da Faculdade de Direito da UFBA, o professor doutor Júlio Rocha; e da professora doutora Mariângela Nascimento, do Núcleo de Apoio aos Migrantes e Refugiados da UFBA.

Logo depois o secretário Estadual de Educação da Bahia, Danilo de Melo Souza, abordará sobre a inclusão da população migrante na rede pública de ensino do estado. Na sequência será explanado o tema: “A legislação migratória no Brasil e seus desafios” pela professora da UFBA, Luciana Lopes.

“Escuta ativa e diálogo de afetos com parentes Waraos no Brasil: narrativas para a Re-Existência” será o tema da palestra da Profa. Dra. Digmar Jiménez Agreda, da Universidade Federal do Oeste da Bahia). A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura da UFBA, Ilma Telles de Menezes Luz, abordará sobre: ” Português como Língua de Acolhimento: uma ferramenta linguística para inclusão social de imigrantes e refugiados na sociedade abrigadora”.

“Desafios da educação em tempos de fluxo migratório” será o tema explanado pela Profa. Dra. Ana Regina Teixeira, da Faculdade de Educação da UFBA. O Centro de Referência e Apoio aos Imigrantes (CRAI) – a experiência de integração socioeducativa – será apresentado pela Coordenação do CRAI, do município de Lauro de Freitas.

Na sequência a Profa. Dra. Eneida Soanne Matos Campos de Oliveira, da Universidade Estadual de Feira de Santana, abordará sobre “A migração vista pelas lentes da internacionalização da UEFS”.

A iniciativa também conta com a participação das Oficinas de Relações Internacionais da Faculdade de Direito da UFBA; da RUPEM (Rede Universitária de Pesquisas e Estudos Migratórios da UFBA); e Cátedra Sérgio Vieira de Mello.

*Prefeitura de Feira/Secom

Comentários

Leia também

Educação
Encontro Nacional de Casas de Estudantes acontece na Uefs até terça-feira (31 )

Encontro Nacional de Casas de Estudantes acontece na Uefs até terça-feira (31 )

O evento é uma realização do Movimento de Casas de Estudantes (MCE),
Educação
Uefs abre seleção para vagas remanescentes de graduação

Uefs abre seleção para vagas remanescentes de graduação

Há oportunidades para diversos cursos de graduação, como Administração, Ciências...
Educação
Nova escola na comunidade de Água Grande deve ser entregue em março