Educação

Evento em Feira discute políticas públicas de educação para imigrantes

A ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), em parceria com o Governo Municipal e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove nesta quarta-feira (30) o evento “Educação e Migração: os desafios do acolhimento digno”

28/11/2022 17h48
Evento em Feira discute políticas públicas de educação para imigrantes
Foto: Pixabay/Pexels

A presença de imigrantes em Feira de Santana cresce a cada dia. A maioria é de venezuelanos, da etnia warao. Atualmente oito famílias são assistidas pela Prefeitura e recebem assistência social, acompanhamento de saúde, além da oferta de educação para as crianças. Pensando em assegurar cada vez mais os direitos dessa população, a ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), em parceria com o Governo Municipal e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove nesta quarta-feira (30) o evento “Educação e Migração: os desafios do acolhimento digno”.

O encontro será realizado das 9h30 às 17h, na Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana). A abertura contará palestras do secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Junior; da secretária de Educação, Anaci Paim; do diretor da Faculdade de Direito da UFBA, o professor doutor Júlio Rocha; e da professora doutora Mariângela Nascimento, do Núcleo de Apoio aos Migrantes e Refugiados da UFBA.

Logo depois o secretário Estadual de Educação da Bahia, Danilo de Melo Souza, abordará sobre a inclusão da população migrante na rede pública de ensino do estado. Na sequência será explanado o tema: “A legislação migratória no Brasil e seus desafios” pela professora da UFBA, Luciana Lopes.

“Escuta ativa e diálogo de afetos com parentes Waraos no Brasil: narrativas para a Re-Existência” será o tema da palestra da Profa. Dra. Digmar Jiménez Agreda, da Universidade Federal do Oeste da Bahia). A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura da UFBA, Ilma Telles de Menezes Luz, abordará sobre: ” Português como Língua de Acolhimento: uma ferramenta linguística para inclusão social de imigrantes e refugiados na sociedade abrigadora”.

“Desafios da educação em tempos de fluxo migratório” será o tema explanado pela Profa. Dra. Ana Regina Teixeira, da Faculdade de Educação da UFBA. O Centro de Referência e Apoio aos Imigrantes (CRAI) – a experiência de integração socioeducativa – será apresentado pela Coordenação do CRAI, do município de Lauro de Freitas.

Na sequência a Profa. Dra. Eneida Soanne Matos Campos de Oliveira, da Universidade Estadual de Feira de Santana, abordará sobre “A migração vista pelas lentes da internacionalização da UEFS”.

A iniciativa também conta com a participação das Oficinas de Relações Internacionais da Faculdade de Direito da UFBA; da RUPEM (Rede Universitária de Pesquisas e Estudos Migratórios da UFBA); e Cátedra Sérgio Vieira de Mello.

*Prefeitura de Feira/Secom

Comentários

Leia também

Educação
Uefs é a única universidade pública da Bahia contemplada por edital da Finep

Uefs é a única universidade pública da Bahia contemplada por edital da Finep

Para a Instituição foi aprovado o valor de R$ 14.781.200,67, que será utilizado para...
Educação
MEC planeja criar Mais Médicos dos professores e bolsa do Pé-de-Meia para estudantes de licenciatura

MEC planeja criar Mais Médicos dos professores e bolsa do Pé-de-Meia para estudantes de licenciatura

Entre as ações, estão uma versão do Mais Médicos para atrair docentes a áreas com...
Educação
SEC divulga lista de professores e coordenadores que vão receber o Geapme

SEC divulga lista de professores e coordenadores que vão receber o Geapme

A Geapme está condicionada à qualificação profissional e à melhoria do desempenho...