Evento celebra um ano do Centro Pós-Covid
Foram mais de 10 mil atendimentos em um ano
Mais de 12 mil atendimentos marcaram o primeiro ano de funcionamento do Centro de Tratamento Pós-Covid. Desses, destaque para 3.475 pessoas atendidas pela área de Fisioterapia, 698 de Psicologia, 490 de Pneumologia e 419 de Neurologia. Os números foram apresentados durante um café comemorativo que ocorreu na manhã desta terça-feira (16), quando também ocorreu o comunicado que começa hoje a oferta do exame de espirometria, que é de grande relevância para o tratamento de pessoas com sequelas da Covid-19.
O reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, falou sobre a importância do Centro, além de lembrar do aspecto formativo para os alunos da Uefs.
“Celebramos esse espaço que é, sobretudo, um símbolo de resistência, uma forma de acreditar que a nossa universidade pode continuar evoluindo e garantindo cada vez mais serviços de qualidade que são entregues à população. Esta é a prova que nós estamos dando, Uefs e Prefeitura, que a saúde pode e precisa ser para todos, além de oferecida com qualidade. Essa é a principal simbologia desse primeiro ano de funcionamento do Centro Pós-Covid”
A equipe multiprofissional que atua no Centro Pós-Covid é formada por profissionais da Rede Municipal, docentes e discentes da Uefs.
“Não podemos deixar de mencionar que tanto a Uefs quanto a Prefeitura não mediram esforços para proporcionar um atendimento de excelência para as pessoas adoecidas. Queremos destacar que a equipe multiprofissional acolhe pessoas com competência, ética e humanização”, ressaltou a professora Marluce Nunes, que coordena o Centro.
O prefeito Colbert Martins foi representado pela secretária interina de Saúde, Fernanda Botto.
Na cerimônia ela afirmou que “é muito importante estar aqui nesse momento, a gente tem há um ano este serviço que é referência na cidade, pela qualidade no atendimento, pela estrutura e pelo serviço prestado pelos profissionais que aqui atuam. Temos muitas vagas e precisamos trazer pacientes que necessitam de atendimento e, por muitas vezes, desconhecem que aqui há tantas especialidades”.
Também participaram do evento representantes da Administração Central da Uefs, professores do Departamento de Saúde, servidores, membros do Comitê Gestor da Covid da Uefs , além da equipe de profissionais do Centro. A Unidade de Saúde, uma parceria da Uefs com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h. Os pacientes são atendidos a partir da regulação feita através da Secretaria Municipal de Saúde de Feira.