Mundo

“Eu disse que Alemanha é um dos países mais bonitos do mundo, e Lula provavelmente concorda”, diz chanceler alemão

Premiê alemão minimizou comentário sobre capital paraense que gerou desconforto e disse querer falar com petista no G20

20/11/2025 16h04
“Eu disse que Alemanha é um dos países mais bonitos do mundo, e Lula provavelmente concorda”, diz chanceler alemão
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O chanceler federal alemão, Friedrich Merz, minimizou a importância de sua polêmica fala sobre Belém que causou mal-estar nesta semana no Brasil.

Merz afirmou que sua comitiva ficou contente por deixar Belém, onde ele esteve para participar da COP30 (leia mais abaixo). Ao comentar a fala pela primeira vez, ele disse apenas estar elogiando a Alemanha e não se desculpou.

“Eu disse que a Alemanha é um dos países mais belos do mundo, e o presidente Lula provavelmente concordará com isso”, ironizou o líder alemão ao ser questionado sobre a polêmica durante uma entrevista coletiva de imprensa com o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, na quarta-feira (19) em Berlim. 

Merz disse ainda que espera ter uma conversa “sem constrangimentos” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cúpula do G20 na África do Sul, na semana que vem.

“Aguardo com expectativa o reencontro com o presidente Lula. Tivemos um encontro pessoal muito bom em Belém. Esta tarde, o ministro do Meio Ambiente alemão, Carsten Schneider, conversou com o presidente Lula, e pedi-lhe que transmitisse as minhas cordiais saudações ao presidente Lula. Espero que tenhamos outra boa conversa na África do Sul, sem qualquer constrangimento”.

Comentários

Leia também

Mundo
Vírus Nipah: OMS confirma nova morte em Bangladesh

Vírus Nipah: OMS confirma nova morte em Bangladesh

A paciente, entre 40 e 50 anos, apresentou febre e sintomas neurológicos e morreu após...
Mundo
Trump admite que ações anti-imigração em Minneapolis poderiam ter sido “mais delicadas”

Trump admite que ações anti-imigração em Minneapolis poderiam ter sido “mais delicadas”

Operações do ICE provocaram protestos após morte de dois cidadãos americanos e levaram...