Estudantes de Feira de Santana e região participam de aulão em preparação para o ENEM 2023
Cerca de 96 escolas marcaram presença
A Secretaria Estadual de Educação promoveu, neste sábado (22), mais uma etapa do Aulão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com o objetivo de fortalecer a preparação dos estudantes. Cerca de 96 unidades escolares de 54 municípios participaram. Aqui em Feira de Santana, a aula foi realizada no Instituto de Educação Gastão Guimarães.
Segundo a vice-diretora da unidade, Patrícia Peixoto, o aulão preenche as lacunas deixadas durante o período pandêmico.
“Os aulões prepara os alunos para a prova externa de avaliação dos alunos do 9º ao 3º ano, mas também servem para o Enem. Temos uma grande lacuna no processo de aprendizagem. Os estudantes tiveram uma fase de perca de período por conta da pandemia, e o programa quer sanar e preencher as lacunas que surgiram durante o processo”, explicou.
A aluna Rebeca Borges, de 18 anos, destacou a importância da ação educativa no processo de aprendizagem.
“É muito aprendizado, a gente precisa bastante disso nas escolas. É muito importante. Acredito que vai contribuir na nossa vida não somente por causa do Enem, mas nos prepara para o mundo, ajudando a crescer como jovens, homens e mulheres”.
A secretaria de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, ressalta como o Estado tem ampliado as atividades para os alunos da rede pública.
“Os aulões voltados ao nosso público tem como objetivo preparar para o Saeb e Enem, porém, trazendo conteúdos próprios e recomposição de aprendizagem. Ampliamos nossas atividades, e em particular, em 2023, trouxemos dois elementos que apoiam os estudantes na preparação, isso feito com apoio da Iniciativa de Aulões da Universidade Para Todos, e, também, da implantação do Sistema de Gestão de Aprendizagens”, disse.
Em toda a Bahia, o aulão deste sábado alcançou 21 mil estudantes que assistiram aulas de Língua Portuguesa e Matemática, ministraras por professores do Programa Universidade Para Todos (UPT), das universidades estaduais parceiras (UEFS, UESC, UESB e UNEB).
*Com informações da repórter Liliane Santos