Educação

Estudantes de escolas municipais são premiados nas Olimpíadas de Matemática 

A cerimônia aconteceu no auditório da UEFS

20/07/2023 06h20
Estudantes de escolas municipais são premiados nas Olimpíadas de Matemática 

Estudantes da educação municipal foram premiados na última segunda-feira (17) pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), de 2022. A cerimônia aconteceu no auditório central da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Ao todo foram entregues 16 medalhas para alunos de escolas públicas. Feira de Santana ficou com 11, dessas, duas foram para alunos de escolas municipais da cidade.

Entre os medalhistas, a aluna Ana Luíza Paz Amorim, do Centro de Educação Básica da UEFS e o aluno Érick Cintra, que participou da Olimpíada quando ainda estudava na Escola Municipal São João da Escócia. “Eu me apaixonei por matemática depois da OBMEP, agora que ganhei medalha, me sinto mais incentivado ainda a aprender mais e trazer os números pra minha vida”, confessou Érick provando a importância em participar da competição.

Segundo a coordenadora geral da OBMEP, Érika Sholl, a participação das escolas públicas na Olimpíada é algo imprescindível para a formação dos estudantes. “A OBMEP iniciou com 10 milhões de alunos, em 2022 foram mais de 18 milhões, então imagina quantos direcionamentos já foram dados quanto ao que esses alunos querem como profissão, por exemplo. É um projeto que muda vidas e consequentemente famílias”, pontuou.

Além das medalhas, a cerimônia contou também com a condecoração a 151 alunos, dos 54 municípios que compõem a região de Feira, pelo bom desempenho na prova de 2022. A rede municipal de educação somou três menções honrosas: Kauan Christian Silva de Araújo, da Escola Municipal Dr. Clovis Ramos Lima; Bruna da Silva Conceição, da Escola Municipal José Tavares Carneiro; e Renato Maia dos Santos, da Escola Municipal Quinze de Novembro.

Para a secretária municipal de Educação, Anaci Paim, a Olimpíada de Matemática ocupa um espaço importante para despertar o pensamento lógico e o raciocínio matemático dos alunos que estão nos anos finais. “É uma atividade fora do convencional que cria uma competição saudável para despertar o interesse do aluno pelo conhecimento da matemática, além de mobilizá-lo para uma participação mais efetiva na escola. Então ter estudantes medalhistas e condecorados é um orgulho para o ensino municipal”, afirmou Anaci, que também parabenizou todos os professores e escolas homenageados da cerimônia.

Comentários

Leia também

Educação
Inscrições para 1.180 vagas em cursos do Pronatec têm início nesta quinta-feira (12)

Inscrições para 1.180 vagas em cursos do Pronatec têm início nesta quinta-feira (12)

No total, para o segundo semestre de 2024, serão ofertadas 1.180 novas vagas, distribuídas...
Educação
Investimento em educação pública cai no Brasil entre 2015 e 2021
Educação
Docentes das Universidades Estaduais da Bahia paralisam atividades em protesto por reajuste salarial

Docentes das Universidades Estaduais da Bahia paralisam atividades em protesto por reajuste salarial

Já está também previsto no calendário de mobilização do movimento docente a realização...