Estudantes da UFRB manifestam por melhorias em estrutura de transporte universitário
Estudantes não compareceram a evento universitário por falta de transporte
Os estudantes da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) realizaram manifestação em prol de melhorias da estrutura de transporte universitário. Segundo um dos videos feitos pelos estudantes, um evento estava previsto para ocorrer na cidade de Amargosa, contudo os alunos não foram conduzidos ao local por falta de transporte.
“Mais de 40 alunos esperando desde 8h, pessoas da zona rural que precisaram sair de sua casa 5h da manhã, com o compromisso da universidade que teria transporte. Quando chegou aqui o ônibus e simplesmente não tem outro transporte, não providenciaram. Deixamos de assistir aulas importantes, assunto de prova, para ir para esse evento formativo e ainda estamos aqui, sendo que deveríamos está lá para nos apresentar 14h. É um descaso!”, disse a estudante em vídeo divulgado nas redes sociais.
Em video, o representante do diretório acadêmico, o evento era importante para os estudantes e o transporte havia sido solicitado com antecedência.
“É um evento formativo, importante para nossa construção acadêmica e não tivemos disponibilidade do transporte. É muito triste porque sabemos que isso é importante e criamos expectativa em participar”, pontua.
Os representantes do diretório emitiram uma nota em repúdio a situação.
Confira:
NOTA DE REPÚDIO
Estudantes de Educação do Campo da intuição UFRB/ CETENS por meio do Diretório Acadêmico vem através dessa nota de repúdio demonstrar a nossa indignação e falta de respeito para com os discentes da Educação do Campo. Mais de quarenta alunos inscritos e com trabalhos aprovados no VII Fórum de Licenciaturas da UFRB / VIII Seminário Institucional do PIBID UFRB / III Seminário Institucional da RP UFRB – Amargosa. Estão impedidos de participar do evento, devido o descaso e a falta de comprometimento da instituição a qual não disponibilizou o transporte, que solicitamos com antecedência, conforme regimento interno da instituição. Ao chegarmos no cetens hoje as 8h formos informados que o transporte estava quebrado e não encontraram possibilidades de oferecer outro. Diante disso, não foi possivel a nossa particiação no evento. Um evento formativo mais de 40 trabalhos, os estudantes criaram expectativas e se organizaram.
Os estudantes da Licenciatura em Educação do Campo, merecemos respeito e que os nossos direitos sejam institucionalmente garantidos pelos governantes e que sejam reivindicadas pelo estado.
Exigimos a coordenação institucional do RP e PIBID uma posição sobre a situação, até quando nós estudantes da Educação do Campo, vamos ser submetido a essas humilhações e negligência, somos os excluídos, em uma instituição que prega igualdade, na qual sua maioria faz parte da agricultura familiar, são negros e pobres.
Exigimos respeito, comprometimento,
Compreendemos que foi uma situação inesperada, com tudo um centro como o nosso necessita de um transporte de qualidade e motoristas disponíveis.
*VÍDEOS: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS