Educação

Estudantes da Uefs são premiados em evento de Jogos e Entretenimento Digital

A Instituição alcançou o 1º lugar na categoria “jogos voltados para saúde” e 3º lugar na categoria “jogos voltados para educação”.

21/11/2023 08h24
Estudantes da Uefs são premiados em evento de Jogos e Entretenimento Digital
Foto: ASCOM UEFS

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi destaque, através de trabalhos produzidos por estudantes do curso de Engenharia da Computação, no SBGames, maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital. A Instituição alcançou o 1º lugar na categoria “jogos voltados para saúde” e 3º lugar na categoria “jogos voltados para educação”.

A estudante do último semestre do curso de Engenharia da Computação, Nadine Marques, foi premiada em 1º lugar. Para ela, foi uma experiência muito positiva para coroar a jornada universitária que está em fase de conclusão. “A produção e consequente publicação e premiação do artigo foi muito importante no que se refere a minha formação profissional porque pude exercitar e colocar à prova habilidades que são essenciais no mercado de trabalho. Algumas dessas são a resolução de problemas, que apliquei por meio do desenvolvimento de um jogo digital sério com o objetivo de auxiliar terapias fonoaudiológicas e a comunicação, através tanto da escrita do artigo, como do desenvolvimento dos mecanismos de interação do jogo desenvolvido com seus jogadores”.

A premiação de 3º lugar foi concedida ao estudante egresso, Odivio Caio Matos, que submeteu a pesquisa utilizada para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Uefs, à competição do evento. O jovem desenvolveu um jogo em Realidade Virtual para auxílio no ensino de circuitos elétricos e eletrônica em geral.

Ambos os trabalhos científicos foram orientados pelo professor Victor Travassos Sarinho, do Departamento de Exatas (Dexa) da Uefs, que esteve no evento para apresentação dos trabalhos. De acordo com o professor, as premiações representam “um importante reconhecimento do trabalho que está sendo feito no interior da Bahia numa das áreas que mais promete comercialmente, os jogos”.

O SBGames aconteceu no período de 6 a 9 de novembro, no Rio Grande do Sul, reunindo professores, pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, dentre outros.

*UEFS.BR

Comentários

Leia também

Educação
Abertas as inscrições para auxiliar de educação na rede municipal de ensino

Abertas as inscrições para auxiliar de educação na rede municipal de ensino

Os interessados devem fazer a inscrição no site da prefeitura, na aba ‘Portal do Estagiário’,...
Educação
MEC prorroga prazos de programa de formação de professores

MEC prorroga prazos de programa de formação de professores

Programa oferece os cursos às instituições de ensino superior federal ou comunitário...
Educação
Projeto Sucesso Escolar promove ações estratégicas para evitar evasão nas escolas

Projeto Sucesso Escolar promove ações estratégicas para evitar evasão nas escolas

Entre outras coisas, a ação busca assegurar o direito pleno à educação a todos os...