Educação

Estudantes da rede municipal se destacam na Olimpíada Mirim de Matemática

Os alunos foram certificados e ganharam premiações pelo destaque

28/12/2022 07h34
Estudantes da rede municipal se destacam na Olimpíada Mirim de Matemática
Foto: Sara Silva

Quatro estudantes da rede municipal de Educação tiraram nota máxima na 1ª edição da OBMEP Mirim (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que avalia alunos do 2º ao 5º ano. Na segunda-feira, 26, os alunos foram certificados e ganharam premiações pelo destaque. A prova foi realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas.

O estudante Paulo Arthur Santana, do 3º ano do Centro de Educação Básica – UEFS, disse que ficou eufórico e nervoso ao saber que fechou a prova e que participaria da certificação. Ele contou que a matemática não é tão difícil assim, por isso a prova foi tranquila.

“Eu gosto muito de matemática, é minha matéria favorita. Desde o 1º ano minha mãe e minha irmã me ajudam, então fica mais fácil. Com a matemática dá para simplificar muita coisa, então é só aprender a lidar com ela, aí dá para fazer tudo: mexer na calculadora, subtração, adição, as formas geométricas e muito mais”, contou o estudante .

A Olimpíada visa incentivar o ensino da matemática desde cedo para as crianças e transformar a relação dos estudantes com a disciplina nas séries iniciais. Este é o primeiro ano que a OBMEP avalia os estudantes do 2º ao 5º, anteriormente apenas o 4º e 5º ano foram contemplados nas provas dos anos iniciais do ensino fundamental.

Segundo a secretária de Educação, professora Anaci Paim, o resultado dos estudantes é reflexo de uma Rede de ensino composta por um quadro docente qualificado, boa estrutura e alunos promissores. A professora salienta que a OBMEP evidencia o desempenho de um conhecimento específico, mas que pode ser a chave para o desenvolvimento dos estudos nas outras áreas do conhecimento.

“Esses alunos representam os demais da rede que também se saíram muito bem e ao chegar em suas escolas serão motivo de orgulho e incentivo para que colhamos cada vez melhores resultados”, pontua a secretária.

A cabeleireira Liliane de Souza Simões, mãe de Larissa Simões Neres, que estuda na Escola Municipal Agrário de Oliveira Melo, ficou emocionada ao acompanhar a filha ser certificada pelo destaque na Olimpíada. Para ela, é um momento que significa muito, pois é a maneira de ver que todo esforço da filha e da família para garantir uma boa educação está valendo a pena. A mãe ainda elogiou o ensino

Estudantes da rede municipal – nota máxima OBMEP Mirim:

Davy Carneiro de Pinho, 3º ano
Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim

Larissa Simões Neres, 4º ano
Escola Municipal Agrário de Oliveira Melo

Paulo Arthur Miranda Santana, 3º ano
Centro de Educação Básica da UEFS

Samuel Vitor Santos Silva, 4º ano
Escola Municipal Eurides de Oliveira Queiroz

*Com informações Secom

Comentários

Leia também

Educação
Matrícula para novos estudantes da rede municipal começa segunda-feira

Matrícula para novos estudantes da rede municipal começa segunda-feira

As aulas vão acontecer de 29/3 a 29/12, seguindo o calendário escolar que prevê 200...
Educação
Rede estadual de ensino ultrapassa a marca de 650 mil matrículas

Rede estadual de ensino ultrapassa a marca de 650 mil matrículas

O ano letivo terá início no dia 6 de fevereiro
Educação
Estudantes já podem realizar inscrição para o Pré-Enem Social

Estudantes já podem realizar inscrição para o Pré-Enem Social

Estão sendo oferecidas 200 vagas e mais 100 de cadastro reserva