Estudantes da rede municipal são premiados em concurso de fotografia sobre lagoas de Feira de Santana
O concurso mobilizou estudantes da rede municipal, incentivando a valorização ambiental através do olhar fotográfico.
Em uma manhã de celebração no Paço Municipal Maria Quitéria, a Prefeitura de Feira de Santana realizou a premiação do Concurso de Fotografia “Lagoas de Feira de Santana 2025”, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação. O concurso mobilizou estudantes da rede municipal, incentivando a valorização ambiental através do olhar fotográfico.
A secretária de Meio Ambiente, Jaciara Moreira, destacou o simbolismo do projeto.
“Foi um momento muito especial. Promovemos este concurso e os nossos alunos se debruçaram e fizeram lindíssimas fotos. Hoje estamos aqui coroando os cinco primeiros vencedores. Para nós, é motivo de muita alegria.”
Fotografando o Tanque dos Olhos D’Água, a estudante Nadja dos Santos conquistou o primeiro lugar, ela contou como tudo começou.
“A professora Karina me falou que estava rolando esse negócio de fotografia, aí ela disse que eu podia tentar, que talvez eu poderia ganhar. Eu tirei a foto e mandei pra diretora. Quando disseram que eu tinha ficado em primeiro, eu nem acreditei. É muito emocionante.”
A mãe, Edna Lima, expressou todo o orgulho.
“Muito orgulho e felicidade pela minha filha. Ela fez tudo sozinha. Disse: ‘Mãe, vou fotografar lá o tanque’. E foi. A foto saiu linda. Ela é muito linda.”
Com 14 anos, Lucas Anunciação fotografou a Lagoa do Campestre e garantiu o quarto lugar entre.
“A lagoa é bem bonita. Cuidam bem dela. Pode ser um lugar pra descansar, pra brincar. Eu fiquei feliz, mas deu um pouco de nervoso.”
Sua mãe, Mariana Trindade, revelou a emoção em dobro: “Eu fiquei muito feliz pela realização dele. Lucas tem deficiência intelectual e vem superando as dificuldades cada dia mais. Ver ele evoluindo, apesar das limitações, é um orgulho enorme para a nossa família.”
Demais premiados
- 1º lugar: Nadja dos Santos
- 2º lugar: Raquel Oliveira Matos
- 3º lugar: Lorena dos Santos Coelho de Oliveira
- 4º lugar: Lucas da Silva Anunciação
- 5º lugar: João Gabriel Teixeira D. Lobo
As imagens dos alunos mostraram diferentes lagoas da cidade, evidenciando o valor ambiental e afetivo desses espaços naturais.
*Com informações do repórter Rafael Marques