Estudantes baianos ganham prêmio nacional por criação de luvas de bioplástico
Alunos do CETEP foram contemplados pelo júri popular no Programa de Sustentabilidade e Tecnologia Solves For Tomorrow Brasil (Respostas para o amanhã), promovido pela Samsung
Estudantes de Araci, na Bahia, conquistaram o prêmio pelo júri popular na nona edição do Programa de Sustentabilidade e Tecnologia Solves For Tomorrow Brasil (Respostas para o amanhã), pela criação de luvas à base do sisal.
Promovida pela Samsung, a premiação ocorreu em São Paulo, nesta terça-feira (22), e trata-se de uma iniciativa global com o objetivo de estimular alunos do Ensino Médio de escolas públicas a identificar problemas reais e desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia.
Formada por Isabel Oliveira, Maria Isabella Moura, Sarah Cruz, Adrielle Pietra Santana e Luan Santiago, cinco estudantes do 1º ano do curso técnico de nível médio em Análises Clínicas do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sisal II, a equipe vencedora concorreu com o projeto “Produção de luvas a partir do bioplástico produzido através do Sisal (Agave Sisalana)”. Eles tiveram orientação da professora Pachiele Cabral.
“São alunos do 1º ano e que tinham acabado de começar as suas vidas na iniciação científica. A melhor parte foi ouvir dos professores e pais o quanto eles melhoraram os seus desempenhos. Terem sido premiados demonstrou para eles próprios que todo o esforço valeu a pena. É muito gratificante ver o protagonismo dos alunos”, comentou a professora.
Após a vitória, os alunos ganharam tablets e fones de ouvido e a orientadora recebeu os mesmos prêmios, acrescidos de um notebook. A escola, por sua vez, foi contemplada com um tablet, um notebook e uma TV, enquanto o diretor também recebeu um tablet.
*Bahia.ba