Educação

Estudante da Uefs vai da graduação para o doutorado na Inglaterra

Jovem, nordestino do interior da Bahia e oriundo de universidade pública, Igor dos Santos Mota quer deixar uma contribuição na área de educação.

26/05/2024 12h13
Estudante da Uefs vai da graduação para o doutorado na Inglaterra
Foto: Divulgação

Da graduação para o doutorado na Inglaterra. É assim que o egresso da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Igor dos Santos Mota, de 24 anos, vai dar sequência aos estudos e pesquisas que já realiza. Formado em  Letras com Inglês em 2024, o baiano do Povoado de Bela Vista, município de Cansanção, irá estudar por quatro anos Ph.D. em Educação, a partir do final de junho, na cidade de Derby. A entrevista para o doutorado aconteceu antes mesmo da defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a aprovação chegou dois dias depois da defesa.

O jovem pesquisador vai trabalhar com a proposta de decolonizar o currículo universitário. Segundo Igor, não há muitos estudos no campo das políticas linguísticas voltadas para o continente africano e uma das propostas do TCC defendido por ele era incluir novas vozes na conversa.

”Enquanto um estudioso das políticas linguísticas educacionais, reconheço que o currículo, seja ele formal ou oculto, é uma política, que serve a interesses sociais, culturais e históricos, de manutenção ou não de um status quo. É fulcral pensar o porquê de nossas referências na academia ainda serem majoritariamente europeias, brancas e cis-hétero-patriarcais”, explicou.

Ano passado, Igor foi bolsista de mobilidade acadêmica da Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri) da Uefs. O jovem ficou um semestre acadêmico em Portugal, onde cursou cinco disciplinas na Universidade do Minho.

”Foi uma experiência muito desafiadora, mas única. Academicamente, serviu para me ensinar que a qualidade do nosso ensino público não perde em nada para boas instituições portuguesas. Pessoalmente, durante o intercâmbio pude conhecer novas culturas, falar novas línguas, visitar novos lugares, me conectar com novas pessoas”, afirmou.

Antes do intercâmbio acadêmico, Igor participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da Uefs, como bolsista e como voluntário. Ele acredita que a formação dentro do Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras (NucLi-IsF) e do Programa Portal: ensino aprendizagem de línguas foi fundamental na aprovação do doutorado.

”Foi dentro desses programas que eu pude desenvolver, antes de tudo, minha experiência profissional, enquanto professor de línguas, e minhas habilidades de escrita científica e comunicação acadêmica. Foi lá que eu me encontrei e me enxerguei enquanto cidadão do mundo. Sem o currículo que as equipes NucLi-IsF e Portal me deram eu não teria me destacado entre os colegas de outros países ou entre os outros candidatos à vaga do Ph.D”, ressaltou.

Jovem, nordestino do interior da Bahia e oriundo de universidade pública, Igor dos Santos Mota quer deixar uma contribuição na área de educação. O desejo é transformar a sociedade a partir dos estudos.

”Acredito na educação libertária de Paulo Freire, a que estimula o pensamento crítico e fortalece o nosso esperançar de um mundo mais justo, plural e democrático. Foi a Educação que transformou a vida da minha mãe, Railda Mota, minha primeira referência de educadora. E foi ela quem transformou a minha vida (e a de muitos alunos dela), me inspirando a ser o profissional que sou hoje e o futuro doutor que serei brevemente”.

Comentários

Leia também

Educação
SEC abre inscrições para mais de 14 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

SEC abre inscrições para mais de 14 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de junho, exclusivamente...
Educação
Número de estudantes da rede estadual inscritos no Enem 2024 supera o da edição passada

Número de estudantes da rede estadual inscritos no Enem 2024 supera o da edição passada

Do total do balanço, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais...
Educação
Prazo para pagamento da taxa do Enem 2024 acaba nesta quarta-feira

Prazo para pagamento da taxa do Enem 2024 acaba nesta quarta-feira

Apenas os candidatos que pagarem a taxa de R$85 poderão realizar a prova