Estagiário do INSS é preso em flagrante por participação em esquema de fraudes em empréstimos consignados
Polícia Federal desmantela esquema de fraudes envolvendo estagiários do INSS em Salvador
Um estagiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi preso em flagrante e duas estagiárias foram apreendidas pela Polícia Federal (PF) por participação em um esquema envolvendo fraudes em empréstimos consignados de beneficiários do INSS, na manhã de quarta-feira (17), em Salvador.
Em ação conjunta com o Ministério da Previdência Social, a PF apurou que os suspeitos realizavam diariamente dezenas de procedimentos fraudulentos, desbloqueando benefícios para fins de empréstimos consignados sem que o verdadeiro titular comparecesse para solicitar o serviço. Para isso, inseriam documentos falsos nos sistemas do INSS.
Quando o benefício para aquisição do empréstimo era desbloqueado, outros envolvidos nas fraudes eram encarregados de conseguir os valores junto a instituições bancárias diversas, também com a utilização de documentos falsos. O esquema permitia a retirada dos valores dos empréstimos de forma rápida e sem a presença dos verdadeiros beneficiários.
Segundo a Polícia Federal, o estagiário foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia. Já as adolescentes apreendidas foram encaminhadas à Delegacia do Adolescente Infrator da Polícia Civil para a formalização dos procedimentos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. As investigações ainda estão em andamento para identificar outros membros da associação criminosa.