Educação

Estado seleciona 1.624 profissionais voltados à Educação Especial

O prazo do contrato é de 36 meses, podendo ser prorrogado por igual período, e o regime de trabalho é de 30 horas semanais para cuidador e 20 horas para as demais funções

08/09/2024 07h01
Estado seleciona 1.624 profissionais voltados à Educação Especial
Foto: Ascom/SEC

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, no Diário Oficial da última sexta-feira, 6 de setembro, o Edital n°15/2024 de abertura de inscrições para a contratação, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), de 1.624 profissionais nas funções de cuidador educacional (509 vagas); intérprete de libras (173 vagas); instrutor de libras (78 vagas); brailista (101vagas); e técnico de atendimento educacional especializado – AEE (763 vagas), com atuação junto aos estudantes da rede estadual de ensino com necessidades de atendimento especial. O prazo do contrato é de 36 meses, podendo ser prorrogado por igual período, e o regime de trabalho é de 30 horas semanais para cuidador e 20 horas para as demais funções.

Os candidatos podem realizar as inscrições, no valor de R$ 70, entre os dias 12 de setembro e 2 de outubro, exclusivamente, via internet, no site da banca contratada, a Fenaz do Pará (www.paconcursos.com.br). O processo seletivo simplificado vai acontecer em duas etapas: prova prática e prova objetiva. As provas serão realizadas no dia 17 de novembro deste ano e a data prevista para homologação do processo é em 17 de janeiro de 2025.

A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Rosário Muricy, destaca que a contratação de novos profissionais reflete os investimentos do Governo do Estado para a inclusão social das Pessoas com Deficiência (PcD), bem como reforça o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). A legislação é destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando sua inclusão social e cidadania.

“A iniciativa do Governo do Estado tem o objetivo de garantir a oferta de profissionais qualificados para atender às necessidades educacionais especiais do seu público matriculado, em concomitância com a disponibilização de recursos e equipamentos que promovam o processo de ensino e de aprendizagem em um ambiente escolar inclusivo, capaz de garantir o desenvolvimento educacional, psicossocial, cultural e linguístico dos estudantes”, explica a superintendente.

Comentários

Leia também

Educação
Secretário de Educação aposta em integração entre secretarias para combater violência escolar

Secretário de Educação aposta em integração entre secretarias para combater violência escolar

O número de casos de violência no ambiente escolar mais que triplicou em uma década...
Educação
Secretaria de Educação lança concurso de desenho para estudantes da Educação Municipal

Secretaria de Educação lança concurso de desenho para estudantes da Educação Municipal

Iniciativa promove criação do mascote oficial da Seduc com direito a premiação
Educação
Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Kaleb foi selecionado para participar de campeonato de boxe