Espetáculo “Lucas da Feira” em cartaz no teatro do Cuca neste final de semana
Espetáculo retorna aos palcos em celebração aos 190 anos de Feira de Santana
Em comemoração aos 190 anos de Feira de Santana volta em cartaz o espetáculo “Lucas da Feira: o sujeito antes do mito”, contado a história de uma das personalidades da históricas mais conhecidas da cidade. A apresentação acontece nesta sexta-feira (15) e sábado (16), ás 20h, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
Os ingressos já podem ser adquiridos pelo Sympla, ou pela bilheteria local no dia do evento.
O espetáculo estreou oficialmente em 2019 e conta a história de Lucas Evangelista, mais conhecido como Lucas da Feira, que completa 174 anos de morto, condenado ao enforcamento onde hoje seria a praça do fórum. Lucas Evangelista, foi um escravizado que fugiu, indo contra o sistema no qual vivia, passando mais de 20 anos entre as matas e estradas que ligavam Feira a outras cidades do interior da Bahia, se tornando um símbolo de resistência. Contudo, pouco se sabe sobre a sua trajetória antes de se tornar uma lenda viva, e foi pensando nisso que o autor e diretor do espetáculo, Fernando Souza, que também é historiador, decidiu escrever sobre o Lucas da Feira.
“Conheci a história de Lucas na faculdade e sempre me causou muito interesse. Li muito, teses de doutorado, dissertações de mestrado e conversei com pessoas. Fiz uma pesquisa bem apurada e tentei trazer isso para o texto teatral”, disse.
Uma realização do Grupo Recorte de Teatro, o espetáculo tem um processo de construção e pesquisa do século XIX bem fundamentado e bastante dinâmico com 14 atores em cena, que se dividem em mais de 32 personagens, para falar sobre a figura histórica e as mazelas deixadas pelo sistema escravista.