Cultura

Espetáculo “E Assim Surgiu Um Circo” chega a Feira de Santana com apresentações e oficina gratuita

Espetáculo celebra o mês do circo e do teatro com elementos de culturas afrodiaspóricas

08/03/2025 17h30
Espetáculo “E Assim Surgiu Um Circo” chega a Feira de Santana com apresentações e oficina gratuita
Foto: Divulgação

Pela primeira vez em Feira de Santana, o espetáculo infantojuvenil “E Assim Surgiu Um Circo” será apresentado nos dias 20, 21 e 22 de março, com sessões às 10h e 16h, no Centro de Cultura Amélio Amorim. Os ingressos estão disponíveis através da internet (clique aqui e adquira).

Além das apresentações, o projeto oferece uma oficina gratuita de investigação e criação cênica em circo-teatro.

Apresentado pelo grupo O Cirquinho, o espetáculo, que já foi aplaudido no Rio de Janeiro, conta a história de Atu e Oriba, dois personagens que partem de suas comunidades em uma jornada repleta de cantigas, brincadeiras, acrobacias e palhaçadas. Sob o céu de uma floresta, eles criam um circo único, como nenhum outro já visto. A narrativa, baseada em pesquisas sobre circo-teatro e a linguagem do palhaço, promove momentos de humor e reflexão, valorizando as culturas afro-diaspóricas, o respeito aos mestres e anciãos, e o senso de comunidade.

Foto: Divulgação

Com trilha sonora original inspirada em ritmos afro-brasileiros, a dramaturgia do espetáculo aborda, de forma leve e lúdica, questionamentos sobre histórias únicas e o surgimento do circo. A apresentação inclui acrobacias de dupla, malabarismo e perna de pau, além de contar com audiodescrição e tradução simultânea em Libras.

O projeto “E Assim Surgiu Um Circo” foi contemplado pela Rede de Artes da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e financiado pela Bolsa Funarte de Circo Carequinha 2023, através do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Oficina gratuita de circo-teatro

No dia 18 de março, mês dedicado ao circo e ao teatro, o grupo O Cirquinho oferece uma oficina gratuita de investigação e criação cênica em circo-teatro, das 18h às 22h, nas salas multiuso do Amélio Amorim. As inscrições são gratuitas (clique aqui e inscreva-se).

Segundo o diretor teatral e fundador do O Cirquinho, Jean Fontes, a oficina tem como objetivo apresentar o método de pesquisa do grupo, que utiliza o circo-teatro como ferramenta cênica, dramatúrgica e corporal.

“A ideia é mostrar que o circo não é só aprender uma técnica e realizá-la, mas que é um instrumento de pesquisa. Quando a gente traz isso para o teatro, isso ganha outras camadas e linguagens. A oficina será prática, e os participantes terão a oportunidade de criar e montar cenas”, explica Fontes.

Sobre o grupo O Cirquinho

Além do espetáculo “E Assim Surgiu Um Circo”, o grupo possui em seu repertório a peça Tudo que Eu (Não) Vivi”, voltada para o público adulto, e as cenas curtas “Feito de Água” e “O Cirquinho de Dois”.

Jean Fontes, além de diretor do grupo, é psicólogo clínico com abordagem em Gestalt-Terapia e doutorando em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ, onde pesquisa questões étnico-raciais, juventudes e metodologias decoloniais.

Comentários

Leia também

Cultura
Neném do Acordeon lança novo single em show com Os Bambas do Nordeste, Gabriela Moraes e Pepita do Acordeon

Neném do Acordeon lança novo single em show com Os Bambas do Nordeste, Gabriela Moraes e Pepita do Acordeon

A festa vai acontecer no dia 12 de abril (sábado) 21h, na Cidade da Cultura em Feira de...
Cultura
Morre Heloisa Teixeira, imortal da Academia Brasileira de Letras

Morre Heloisa Teixeira, imortal da Academia Brasileira de Letras

Figura importante do feminismo brasileiro, ela era conhecida anteriormente como Heloisa...
Cultura
Jean Santana lança ‘Anticorpos’ nas plataformas digitais

Jean Santana lança ‘Anticorpos’ nas plataformas digitais

O lançamento é parte da estratégica de ir mostrando periodicamente ao público, as faixas...