Especialistas destacam a importância da família na alfabetização e letramento da criança
Apesar de a escola ser a principal responsável por promover a alfabetização e o letramento, a família também desempenha um papel fundamental nesse processo.
Uma pessoa letrada é capaz de interpretar textos em contextos variados, construir sentidos e se expressar de maneira organizada. Já o conceito de alfabetizar é ensinar a decodificar letras e números. Segundo a pedagoga Ana Virginia, o letramento é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social da criança.
“A escola tem o papel de contribuir com a formação integral da criança. Quando a educação infantil tem um trabalho muito bem elaborado, com a linguagem, com o letramento, com todo o tipo de texto disponível, essa criança chega muito mais preparada e desenvolvida”, destaca a profissional, em entrevista ao portal De Olho na Cidade.
Apesar de a escola ser a principal responsável por promover a alfabetização e o letramento, a família também desempenha um papel fundamental nesse processo.
“A criança precisa ser oportunizada a esse ambiente de estímulo, de leitura, de vivência, que está associado à escola, e a família também pode fazer isso em casa. Você pode proporcionar aos seus filhos a leitura, ouvir uma boa música, assistir a um bom filme; são um conjunto de recursos que encaminham para o letramento e a alfabetização”, acrescenta Judinara Braz, professora e diretora da escola João Paulo I.
De acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os dois primeiros anos do Ensino Fundamental devem ter como foco principal alfabetizar e letrar os estudantes, utilizando diferentes componentes e áreas de conhecimento.