Especialista explica importância da vistoria elétrica nos imóveis
O engenheiro Rogério Lacerda dá dicas de como se prevenir de acidentes
A vistoria de instalação elétrica tem a função de identificar defasagem no centro de medição e nos componentes de distribuição da energia elétrica.
É muito comum que, após a instalação da parte elétrica, não sejam feitas manutenções preventivas, mas um descuido pode gerar problemas de fiação, perda de energia, aumento do consumo, choques elétricos e até mesmo ocasionar em incêndios após curto-circuito, como explica o engenheiro e diretor da RGM Materiais Elétricos Rogério Lacerda.
“O projeto elétrico é de fundamental importância para que a edificação funcione com toda a segurança possível, ele irá dimensionar os cabos, toda a parte de disjuntores e tem os dispositivos de proteção também, então é de fundamental importância que qualquer edificação sempre tenha um projeto elétrico feito por profissional legalmente habilitado para que não tenha nenhum problema.”
Na vistoria de instalação elétrica são feitos testes para detectar possíveis quedas de tensão, se existe desarme, sobrecarga ou queima, falhas no sistema de alimentação, além de acompanhar o consumo de energia, para assim corrigir e adequar o sistema elétrico do local.
“Deve estar sempre verificando se o cabeamento está adequado para o circuito, outra coisa é o condicionamento dos cabos e, além disso, não estar densamente povoado, é preciso ter um espaço livre para quando tiver um aquecimento. O quadro de distribuição deve estar o mais próximo possível do quadro de medição da Coelba para que se tenha o mínimo de cabeamento.”
Rogério explica que a vistoria em imóveis comerciais e residenciais é praticamente a mesma, mudando apenas a demanda de material.
“A parte comercial demanda mais equipamentos, então tem que estar com o cabeamento bem dimensionado e o disjuntor que é de fundamental importância. Depois de um certo tempo, de seis meses a um ano, algumas partes devem ser trocadas, sempre estar realizando uma verificação com um profissional qualificado.”
A vistoria ganha importância porque uma instalação é projetada para distribuir energia com base na previsão de consumo e da demanda elétrica disponível à época da construção do local. Portanto, quanto mais antiga a construção, mais necessária é a vistoria de instalação elétrica.
Tem imóveis que possuem cabos já ressecados, antigos e o ideal é que se chame um profissional para fazer uma verificação geral, fazer medições para ver como está se comportando os números na edificação.