Especialista discute papel da inteligência artificial no jornalismo em evento em Feira de Santana
Com um público formado por jornalistas, radialistas e estudantes da área, o evento abordou fatos relacionados ao tema.
Em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado no último dia 7 de abril, foi realizado na sexta-feira (11), um encontro especial promovido pela Notre Assessoria, no NH Feira de Santana, para discutir os impactos da inteligência artificial (IA) no jornalismo contemporâneo. O evento contou com a palestra do professor André Lemos, um dos principais nomes da pesquisa brasileira no campo da comunicação e tecnologia.
Com um público formado por jornalistas, radialistas e estudantes da área, o evento abordou fatos relacionados ao tema.
Durante a palestra, o professor destacou as transformações que a IA vem provocando nas rotinas jornalísticas e alertou para a necessidade de reflexão diante das novas ferramentas.
“A inteligência artificial não substitui o jornalista, mas muda completamente a forma como produzimos e consumimos informação. O desafio agora é garantir que essa tecnologia seja usada com responsabilidade, transparência e compromisso com a verdade. Banir a inteligência artificial da escola, é o mesmo que banir os livros”.
O encontro promoveu um importante debate sobre o futuro da profissão e incentivou o pensamento crítico sobre as mudanças em curso no campo da comunicação.
Após a palestra, alguns profissionais puderam fazer questionamentos e tirar duvidas sobre o tema, com o professor. Um coquetel foi oferecido aos jornalistas, no espaço.
*Com informações do repórter Rafael Marques