Especialista destaca os cuidados que antecedem a cirurgia plástica e desmitifica o mito do emagrecimento
Uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica apontou que em 2020, o Brasil é um dos países que mais realizam cirurgia plásticas, em um ranking global perde apenas para os Estados Unidos.
Uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica apontou que em 2020, o Brasil foi um dos países que mais realizou cirurgias plásticas, em um ranking global perdeu apenas para os Estados Unidos.
Diante disso, o cirurgião plástico Dr. Bernardo Fontes, alerta para os cuidados que o paciente deve adotar antes dos procedimentos cirúrgicos: “O paciente tem que compreender quando vamos fazer um procedimento, nós temos que primeiro prezar pela segurança, então procure um especialista, hoje é muito fácil encontrar um médico credenciado pelo site da sociedade brasileira de cirurgia plástica. É muito importante saber quem é o profissional que você está buscando. Procurar sobre a estrutura que você vai ser operado e que tenha credibilidade”, afirmou.
O Dr. Bernardo destaca o bom estado de saúde que o paciente precisa ter: “O paciente tem que entender que ele tem que gozar de uma boa saúde, ele tem que ter uma indicação do procedimento, a gente não pode banalizar, achar que todo mundo tem indicação. Uma avaliação prévia, além da realização de exames complementares, são fundamentais para que tudo ocorra de uma forma correta.”.
Outro ponto fundamental é o alinhamento das expectativas do paciente com os resultados que a cirurgia pode alcançar.
O mito da plástica para o emagrecimento
Com a busca do corpo perfeito, algumas pessoas acabam buscando na cirurgia plástica um meio para o emagrecimento rápido e ideal, um método no qual o Dr. Bernardo faz um alerta: “A mídia bate muito no que é ideal, a cirurgia plástica não é um método de emagrecimento, todo paciente que passa em minha avaliação eu oriento que o ideal é que você esteja próximo do seu peso ideal. A cirurgia plástica é um procedimento de contorno, não é um procedimento de emagrecer”, esclarece o especialista.
O médico finaliza destacando que mesmo após os procedimentos, o paciente deve manter uma alguns cuidados: “A pessoa quando faz uma cirurgia de contorno corporal, ela tem que entender que precisa manter o resultado baseado em uma boa alimentação e atividade física”, conclui.