Feira de Santana

Especialista dá dicas para quem busca por um carro seminovo

Somente em maio de 2022 o mercado de carros usados registrou 849.634 automóveis e comerciais leves vendidos

29/08/2022 13h13
Especialista dá dicas para quem busca por um carro seminovo
Foto: Adobe Stock

O mercado de carros usados registrou 849.634 automóveis e comerciais leves vendidos em maio de 2022, tendo alta expressiva de 25,81% em relação ao mês anterior.

Ainda assim, em relação ao mesmo período de 2021, a queda é de 12,96% e no acumulado do ano, a baixa é de 20,86%, com 3.528.471 unidades. Porém a indústria já demonstra recuperação em relação aos últimos meses.

Contudo, existem alguns fatores a serem considerados para saber se carro usado vale a pena. O programa Cidade em Pauta, da Rádio Nordeste FM, traz toda sexta-feira dicas sobre o mundo automobilístico com o especialista Ricardo Ferreira.

“A indústria automobilística está em um crescimento gradual, no segmento de seminovos temos um fato que tem chamado atenção que é o fato de o consumidor buscar ser cada vez mais racional, analisando vários fatores. Na pandemia houve uma demanda gigantesca de pessoas procurando carros seminovos, porque não queriam enfrentar o transporte público, então fez com que os preços subissem. Agora com a possibilidade de veículos 0 km as coisas começam a normalizar”, explica Ricardo.

Definido o modelo e a motorização, chegou a hora de checar a “ficha criminal” do carro seminovo escolhido, ou melhor, o histórico veicular. É por meio desta análise que o cliente vai saber, por exemplo, se o veículo já passou por algum sinistro ou tem problemas de documentação, multas, etc.

O especialista pontuou que muitos donos costumam ter arquivada as notas fiscais das revisões e eventuais reparos, algo que ajuda a dar credibilidade ao carro seminovo que está sendo vendido.

“Devemos ficar atentos a parte estrutural do veículo, mas temos que ficar atentos também a parte administrativa. Veículos que tem restrições que o impedem de ser transferidos, com causas jurídicas, quando se fala da parte estrutural a vistoria cautelar é importantíssima checando se o veículo tem histórico de furto, roubo, sinistro e mais importante ainda é fazer essa vistoria com uma empresa especializada.”

Ricardo pontuou outra dica na hora de comprar um carro novo: a avaliação propriamente dita. Segundo ele, apesar de os sites hoje em dia contarem com fotos profissionais e muito detalhadas, nada substitui a avaliação “in loco”.

“Com a tecnologia e com a era digital as possibilidades que existiam antes de fazer uma aquisição mais segura, porque tinha apenas um canal que era a concessionária e a revenda, hoje o consumidor está mais ativo nas plataformas de vendas e não tem como saber quem está no outro lado. Atualmente se tem muitas opções no mercado, porque quando o consumidor comprava apenas na concessionária ou na revenda ele ficava totalmente respaldado pela seriedade das empresas. As pesquisas devem estar voltadas ao histórico do veículo e do vendedor, nunca fazer nenhum tipo de pagamento cujo dados bancários sejam divergentes do que está no documento do carro, outro ponto que deve ser observado é sempre puxar o histórico de multas, nunca marcar para fazer essa vistoria em lugares que não são seguros porque não se sabe da intenção da outra pessoa.”

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Eleição em Feira de Santana terá quase 5 mil mesários

Eleição em Feira de Santana terá quase 5 mil mesários

Cada sala de votação terá quatro mesários
Feira de Santana
Prova de Vida para aposentados e pensionistas municipais na palma da mão

Prova de Vida para aposentados e pensionistas municipais na palma da mão

O procedimento é condição para a continuidade do recebimento do benefício financeiro ...
Feira de Santana
Transporte gratuito para usuários com cartão Via Feira no domingo de eleição

Transporte gratuito para usuários com cartão Via Feira no domingo de eleição

A medida contempla exclusivamente usuários do Via Feira