Home News

Especialista dá dicas para escolher o acabamento de um imóvel

Ambientes de trabalho, como cozinha e área de serviço, demandam iluminação mais neutra.

26/02/2023 08h37
Especialista dá dicas para escolher o acabamento de um imóvel

HOME NEWS (PRINCESA FM 96.9)

A fase de acabamento marca a reta final da construção de um imóvel, significando cerca de 70% da obra. É o processo de definir a estética do local, e até mesmo a funcionalidade do espaço. Para a arquiteta Rafaella Braga a escolha do material deve ser feita a partir do estilo pessoal de cada cliente, não se preocupando apenas com moda e tendências.

“Não gosto de especificar o piso da moda, porque isso é passageiro. Gosto de levar uma estética atemporal ao imóvel, seguindo o estilo de cliente. É mais pelos tons e estilos que o cliente gosta, que pode ser amadeirado, cinza, bege, etc”, diz a profissional em entrevista ao De Olho na Cidade.

Segundo a arquiteta, quanto mais atemporal for o piso, melhor é para o cliente não ter arrependimentos posteriores.

“Piso é algo que dificilmente será retirado, sendo de boa qualidade, é algo que colocamos e pretendemos manter pelo resto da vida”.

Para decidir qual a melhor escolha de piso e revestimento para o seu ambiente — entre acetinado e polido —é necessário avaliar o estilo de vida do indivíduo . O piso polido, é conhecido por possuir um ‘brilho’ capaz de refletir a iluminação do ambiente e trazer mais sofisticação para o espaço.

Por ter uma superfície lisa, não há acúmulo de sujeira entre as beiradas, contudo,qualquer marca de sujeira fica facilmente visível, sendo necessário mais cuidado com a limpeza. Esse tipo de piso também tende a ser mais escorregadio, recomendado apenas para áreas secas como salas, escritórios, corredores e quartos.

O acetinado tem um brilho mais leve e discreto, sendo confortável para todos os espaços internos da casa. Além disso, é menos escorregadio.

ILUMINAÇÃO

De acordo com a arquiteta, a iluminação é a ‘cereja do bolo’, que valoriza tudo que foi pré-estabelecido, sendo papel essencial do planejamento.

“Um revestimento polido tende a refletir mais a iluminação, então precisamos de algo mais neutro, que não distorça tanto”.

Ambientes de trabalho, cozinha e área de serviço demandam iluminação mais neutra. Já os locais de descanso necessitam de iluminação mais quente. Essa mudança auxilia o aconchego e a sensação de conforto no espaço.

“Desde quando você contrata um profissional para elaborar o projeto você já consegue ter um planejamento da sua obra. Então, uns 2 a 3 meses antes de iniciar o assentamento, é importante já ir escolhendo e especificando o material, especialmente pois alguns não são a pronta entrega, então tem um tempo para tudo ir sendo preparado”.

Para receber mais conteúdo sobre arquitetura, acompanhe Rafaella Braga através do Instagram: @RafaellaBraga.arquiteta.

Comentários

Leia também

Home News
Automação residencial e benefícios para ambientes corporativos

Automação residencial e benefícios para ambientes corporativos

Weber dos Anjos destacou a importância e os benefícios da automação em ambientes corporativos,...
Home News
Especialistas destaca tendências e adaptações no design no setor hoteleiro

Especialistas destaca tendências e adaptações no design no setor hoteleiro

Em Feira de Santana, a adaptação dos hotéis às novas tendências já é perceptível....
Home News
Especialista explica importância do planejamento financeiro em obras

Especialista explica importância do planejamento financeiro em obras

A importância do planejamento financeiro em obras é um tema que merece atenção, e a...