Feira de Santana

Especialista alerta para saúde da pele das mamas  

a pele da mama tem muitas particularidades, e alguns tipos de cânceres de mama podem ser descobertos através da pele.

23/10/2022 12h19
Especialista alerta para saúde da pele das mamas  

No mês oficial de conscientização ao câncer de mama, é importante estar atento aos principais meios de rastreamento da doença, dentre tantos, a pele pode ser um deles. Segundo o médico dermatologista, Dr. Lucas Fernandes, a pele da mama tem muitas particularidades, e alguns tipos de cânceres de mama podem ser descobertos através da pele.

“Existe um câncer chamado ‘doença de paget’, que é quando o câncer de mama se manifesta na aréola e no mamilo da mulher. Mulheres mais velhas, principalmente na casa dos 60 a 70 anos, se perceberem algum espessamento da pele da aréola do mamilo, devem procurar um mastologista ou um dermatologista”, disse o especialista em entrevista ao De Olho na Cidade.

A área dos seios, por ser protegida pela roupa, corre menos riscos de sofrer tumores do tipo carcinoma, causados pelo sol. Contudo, essa cobertura de tecido e contato com o sutiã aumentam os riscos de problemas de causas fúngicas ou alérgicas.

“Uma das patologias comuns do mamilo e aréola da mama é a dermatite, pois a mulher fica com o sutiã então tem contato com o tecido sintético, o que pode desencadear alergia. O próprio atrito com o sutiã pode provocar irritação. Nessa área evitamos usar cremes de classe corticóide, pois pode cronificar a lesão”.

Existem várias formulações sintéticas de corticoides,como a prednisona, prednisolona, hidrocortisona, dexametasona, metilprednisolona e beclometasona. Devido a variabilidade, não é tão simples identificar produtos que possuem essa composição, sendo necessário estar em dia com as recomendações médicas.

“O exame da mama envolve a palpação, que a mulher faz no autoexame, e também a inspeção da pele para saber se está normal. Então é importante que a mulher olhe regularmente a pele da mama para saber se está normal”, pontuou.

Qualquer alteração detectada na pele dos seios, como manchas, devem ser reportadas ao médico o quanto antes. O dermatologista também chama atenção aos homens, que mesmo constituindo menor número de diagnósticos, não estão isentos. Inclusive, um dos hábitos comuns entre alguns jovens é o de “quebrar” a “pedra do peito”, é prejudicial e pode causar infecções graves, cronificando o nódulo.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Black Friday Rede Erguer: descontos exclusivos em Feira de Santana

Black Friday Rede Erguer: descontos exclusivos em Feira de Santana

De acordo com o diretor, Renildo Cirino, os produtos estão com até 70% de desconto.
Feira de Santana
Fundador do Boulevard, empresário Edson Piaggio receberá a Comenda Maria Quitéria

Fundador do Boulevard, empresário Edson Piaggio receberá a Comenda Maria Quitéria

A homenagem foi proposta pelo vereador Lulinha (União Brasil), através de Projeto de...
Feira de Santana
Moradores denunciam buracos e falta de limpeza no Bairro Asa Branca

Moradores denunciam buracos e falta de limpeza no Bairro Asa Branca

A sujeira acumulada e os buracos preocupam quem mora na região.