Especialista alerta para necessidade de integração e preparação para enfrentar tragédias como a do RS
Jeidson Marques, professor e idealizador do CIDEM (Congresso Internacional de Desastres em Massa), ressalta a gravidade da situação.
O estado do Rio Grande do Sul encontra-se em uma situação de calamidade devido às chuvas intensas que têm assolado a região. Jeidson Marques, professor e idealizador do CIDEM (Congresso Internacional de Desastres em Massa), ressalta a gravidade da situação.
“Infelizmente a gente está vivendo aí pelo mundo. Isso está acontecendo muito. Isso está muito frequente.”
As enchentes têm afetado mais de 350 cidades, causando danos materiais e humanos significativos. Marques destaca a falta de preparo das cidades para lidar com eventos climáticos extremos, enfatizando a necessidade de investimento em prevenção por parte dos governantes.
A tragédia evidencia a importância da atuação integrada das equipes de resgate e da população em momentos de crise.
“Realmente, estamos falando de algo muito importante aqui. É uma dificuldade que não é só no Brasil, mas no mundo todo, essa capacidade de atuar de forma integrada. A integração, os treinamentos, o trabalho em equipe, criar protocolos de ação integrada, tudo isso é fundamental. Se não tiver integração, as coisas se complicam. Quando se fala em integração, é a palavra-chave para dar uma resposta a uma situação tão crítica como essa no Rio Grande do Sul. Ou vamos ter mais vítimas, resgates mais demorados, com mais mortes de animais e pessoas. A união, integração e treinamento são fundamentais para isso.”
Diante da magnitude da crise, Jeidson destaca a necessidade de cooperação internacional, citando sua recente visita ao Japão para trocar experiências sobre desastres naturais. Ele enfatiza o papel do CIDEM em promover o diálogo e a colaboração entre diferentes países e instituições.
Apesar de ainda não haver um planejamento definido para sua ida ao Rio Grande do Sul, ele ressalta a disposição do CIDEM em colaborar no resgate e na recuperação da região afetada.