‘Espaço Goumert’; nova tendência do mercado imobiliário promove lazer e aconchego
O ambiente precisa combinar conforto e funcionalidade
HOME NEWS (Princesa FM – 96.9)
O espaço gourmet é a nova tendência do ramo imobiliário, cada vez mais pessoas se preocupam em projetar o ambiente nas suas residências. O espaço, além de servir para preparar alimentos, tem o objetivo de promover a interação social, por isso há a preocupação em tornar o lugar bastante aconchegante, confortável e funcional.
“As pessoas às vezes chegam mais interessadas no espaço goumert do que na própria casa, porque hoje em dia não temos mais ofertas de lazer como antes, como os clubes. Então se o condomínio oferece um bom espaço gourmet, isso já abraça o possível cliente”, afirma a design de interiores, Vera Brito, em entrevista ao De Olho na Cidade.
O espaço, caso seja agregado a uma cozinha, pode ser setorizado, além de ser amplo, composto por lareiras, um bom forno (também para pizzas), pia de qualidade, bancada ampla, mobiliário confortável, geladeira, microondas, chopeira, suporte para utilizar aparelhos eletrônicos (como caixas de som, televisão), e, se possível, climatizado.
Se o espaço for projetado para uma residência, deve ser levado em consideração a rotina e interesses de cada cliente, para garantir funcionalidade e conforto. Ainda há que pensar se deve ou não ser agregado a uma cozinha.
“Costumo dizer que o cliente não pode misturar os dois setores, porque o que é de cozinha é de cozinha, e o que é de área gourmet é de área gourmet”, diz Vera.
Segundo a design de interiores, misturar os dois setores pode provocar confusão, além de atrapalhar medidas e proporções do projeto.
Outro requisito da área gourmet é a churrasqueira, bastante utilizada em comemorações entre amigos. O tamanho e tipologia do objeto dependem das necessidades e gostos do cliente, além de analisar se o espaço será aberto ou fechado para adquirir o melhor modelo.
Em ambiente fechado, o espaço pode ser projetado de forma que a fumaça não fique no interior da casa perturbando os residentes.
Por: Thaciane Mendes