Escolas que participam da OBMEP se saem melhor no Enem, aponta pesquisa
Resultaram foram obtidos com base na pequisa realizado pelo portal Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede)
Uma pesquisa conduzida pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) mostrou que os alunos de escolas com altas taxas de participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) têm tido um melhor desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira. O estudo também mostrou que essas instituições registraram maiores taxas de aprovações de seus alunos e menores distorções na equivalência entre idade e série.
A média da nota na prova de matemática do Enem, considerando todas as instituições onde houve alunos que conquistaram medalhas na Obmep, foi de 516,1. Enquanto, aquelas que não participaram ou que não foram premiadas, a média cai para 488,5.
Além disso, também foi avaliado o desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado a cada dois anos pelo Ministério da Educação desde 1990. As escolas com alunos que conquistam medalhas na Obmep registraram no Saeb média de 270,3 pontos para o ensino fundamental e de 288,8 para o ensino médio e as que não participaram ou não tiveram premiados apresentaram médias de 240,2 e 269,8, respectivamente.
A Obmep é considerada uma política pública para promover o ensino da matemática no país. A competição é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), unidade de ensino e pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ao Ministério da Educação (MEC).
*Com informações Metro 1