Educação

Aulas das escolas privadas de Feira retornam nesta quarta (1º)

A manhã desta quarta-feira (1º), foi marcada pelo retorno das aulas das escolas de ensino privado da cidade. Uma recepção foi feita aos estudantes do Colégio Gênesis de Feira de Santana, que demostraram muita animação com o anúncio dos funcionários apresentados para o ano de 2023. Melissa da Silva, de 12 anos, contou está bem […]

01/02/2023 18h11
Aulas das escolas privadas de Feira retornam nesta quarta (1º)

A manhã desta quarta-feira (1º), foi marcada pelo retorno das aulas das escolas de ensino privado da cidade.

Uma recepção foi feita aos estudantes do Colégio Gênesis de Feira de Santana, que demostraram muita animação com o anúncio dos funcionários apresentados para o ano de 2023.

Melissa da Silva, de 12 anos, contou está bem animada para o ano letivo de 2023: “Espero que seja um ano bom, que eu consiga ter bons aprendizados. Esse ano eu pretendo me dedicar mais ainda do que no ano passado”.

A Diretora Pedagógica do Colégio Gênesis, Kênia Costa, em entrevista ao De Olho Na Cidade, contou que um dos principais cuidados para esse ano é em relação à saúde mental dos alunos: “Nós reforçamos a nossa equipe de psicologia para que realmente possamos trabalhar de forma mais incisiva”, disse a diretora.

A psicóloga Jamile dos Anjos reforçou a importância dos cuidados no dia a dia, e apontou sobre os cuidados que a instituição tem com os alunos: “Os problemas podem surgir, as crises podem aparecer, os diagnósticos podem emergir, nós estamos prontos para acolher, para encaminhar, para direcionar as famílias para cuidar da melhor maneira desses alunos”, disse a psicóloga.

Jamile também comentou sobre os possíveis reflexos da pandemia vividas nos últimos anos: “2023 ainda é um ano que estamos colhendo as consequências do período da pandemia, mas a gente já conhece um pouco mais quais são as demandas e desafios que surgiram nesse período”, pontuou.
Enquanto algumas escolas retornam as aulas a partir dessa quarta-feira, o Colégio Santo Antônio, iniciou o ano letivo de forma gradual, iniciando com turmas do 6.º ano do fundamental ao ensino médio no dia 30 de janeiro, com turmas do 1.º ao 5.º ano do ensino fundamental no dia 31 de janeiro e com turmas da educação infantil no dia 1º de fevereiro.

A Professora Ana Cláudia, responsável por Coordenar a área de pedagogia do Colégio Santo Antônio, contou que o socioemocional é um dos principais pilares para o aprendizado dos alunos: “O sujeito para aprender, ele precisa está bem equilibrado, então o emocional vai ser sempre uma das nossas maiores vias de condução para o aprendizado”, pontuou.

Entrevistamos Silvana Damasceno, mãe de dois alunos autistas, que falou sobre o processo de adaptação com a nova rotina: “Os meus meninos adoraram essa coisa de ter a rotina de volta, eles são de acorda cedo, estão super animados”, relatou Silvana.

A diretora da Escola João Paulo I, Judinara Braz, falou sobre as expectativas com o retorno das atividades escolares.

“Estou dominada pela alegria de volta as aulas, 2023 nos provoca a pensar, a ser e sentir. Compreendemos que é no turno vespertino, que muitas crianças se devolvem, algumas crianças não conseguem se adaptar ao período vespertino. Neste ano o colégio está indo em busca de transformar e ampliar o turno vespertino”, projeta.

Com informações do Repórter Robson Nascimento do site De Olho Na Cidade

Comentários

Leia também

Educação
Finep realiza evento na Universidade Estadual de Feira de Santana para oportunizar financiamentos

Finep realiza evento na Universidade Estadual de Feira de Santana para oportunizar financiamentos

A iniciativa, alusiva aos 57 anos da Finep, tem acontecido em diversos estados com propostas...
Educação
Escolas estaduais realizam avaliação de Língua Portuguesa e Matemática com foco na melhoria da aprendizagem

Escolas estaduais realizam avaliação de Língua Portuguesa e Matemática com foco na melhoria da aprendizagem

A ação permite o acompanhamento da gestão da aprendizagem dos estudantes do 9º ano...
Educação
Fórum debate melhorias dos indicadores educacionais em escolas públicas baianas

Fórum debate melhorias dos indicadores educacionais em escolas públicas baianas

Governador esteve presente na abertura do evento que reúne dirigentes, conselheiros e...