Educação

Aulas das escolas privadas de Feira retornam nesta quarta (1º)

A manhã desta quarta-feira (1º), foi marcada pelo retorno das aulas das escolas de ensino privado da cidade. Uma recepção foi feita aos estudantes do Colégio Gênesis de Feira de Santana, que demostraram muita animação com o anúncio dos funcionários apresentados para o ano de 2023. Melissa da Silva, de 12 anos, contou está bem […]

01/02/2023 18h11
Aulas das escolas privadas de Feira retornam nesta quarta (1º)

A manhã desta quarta-feira (1º), foi marcada pelo retorno das aulas das escolas de ensino privado da cidade.

Uma recepção foi feita aos estudantes do Colégio Gênesis de Feira de Santana, que demostraram muita animação com o anúncio dos funcionários apresentados para o ano de 2023.

Melissa da Silva, de 12 anos, contou está bem animada para o ano letivo de 2023: “Espero que seja um ano bom, que eu consiga ter bons aprendizados. Esse ano eu pretendo me dedicar mais ainda do que no ano passado”.

A Diretora Pedagógica do Colégio Gênesis, Kênia Costa, em entrevista ao De Olho Na Cidade, contou que um dos principais cuidados para esse ano é em relação à saúde mental dos alunos: “Nós reforçamos a nossa equipe de psicologia para que realmente possamos trabalhar de forma mais incisiva”, disse a diretora.

A psicóloga Jamile dos Anjos reforçou a importância dos cuidados no dia a dia, e apontou sobre os cuidados que a instituição tem com os alunos: “Os problemas podem surgir, as crises podem aparecer, os diagnósticos podem emergir, nós estamos prontos para acolher, para encaminhar, para direcionar as famílias para cuidar da melhor maneira desses alunos”, disse a psicóloga.

Jamile também comentou sobre os possíveis reflexos da pandemia vividas nos últimos anos: “2023 ainda é um ano que estamos colhendo as consequências do período da pandemia, mas a gente já conhece um pouco mais quais são as demandas e desafios que surgiram nesse período”, pontuou.
Enquanto algumas escolas retornam as aulas a partir dessa quarta-feira, o Colégio Santo Antônio, iniciou o ano letivo de forma gradual, iniciando com turmas do 6.º ano do fundamental ao ensino médio no dia 30 de janeiro, com turmas do 1.º ao 5.º ano do ensino fundamental no dia 31 de janeiro e com turmas da educação infantil no dia 1º de fevereiro.

A Professora Ana Cláudia, responsável por Coordenar a área de pedagogia do Colégio Santo Antônio, contou que o socioemocional é um dos principais pilares para o aprendizado dos alunos: “O sujeito para aprender, ele precisa está bem equilibrado, então o emocional vai ser sempre uma das nossas maiores vias de condução para o aprendizado”, pontuou.

Entrevistamos Silvana Damasceno, mãe de dois alunos autistas, que falou sobre o processo de adaptação com a nova rotina: “Os meus meninos adoraram essa coisa de ter a rotina de volta, eles são de acorda cedo, estão super animados”, relatou Silvana.

A diretora da Escola João Paulo I, Judinara Braz, falou sobre as expectativas com o retorno das atividades escolares.

“Estou dominada pela alegria de volta as aulas, 2023 nos provoca a pensar, a ser e sentir. Compreendemos que é no turno vespertino, que muitas crianças se devolvem, algumas crianças não conseguem se adaptar ao período vespertino. Neste ano o colégio está indo em busca de transformar e ampliar o turno vespertino”, projeta.

Com informações do Repórter Robson Nascimento do site De Olho Na Cidade

Comentários

Leia também

Educação
Docentes das Universidades Estaduais da Bahia paralisam atividades em protesto por reajuste salarial

Docentes das Universidades Estaduais da Bahia paralisam atividades em protesto por reajuste salarial

Já está também previsto no calendário de mobilização do movimento docente a realização...
Educação
SEC divulga lista classificatória final de licenças-prêmio para fruição e convertidas em pecúnia

SEC divulga lista classificatória final de licenças-prêmio para fruição e convertidas em pecúnia

A medida contempla professores da carreira do magistério público estadual dos ensinos...
Educação
Escolaridade obrigatória no Brasil é maior que média de países da OCDE

Escolaridade obrigatória no Brasil é maior que média de países da OCDE

Relatório foi divulgado nesta terça-feira (10) pela organização